Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBona, Aline Silva dept_BR
dc.contributor.authorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorFagundes, Léa da Cruzpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-26T04:09:04Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/226159pt_BR
dc.description.abstractNesse trabalho apresentamos os resultados parciais da pesquisa-ação de doutorado na qual conceituamos espaço de aprendizagem digital para a matemática valendo-se de elementos fundamentais para a aprendizagem como a cooperação e a colaboração no processo de cada estudante e do grupo ao qual o estudante pertence. A pesquisa está ancorada na Epistemologia Genética e nos Estudos Sociológicos de Piaget e nos conceitos freireanos de autonomia e diálogo e espaço virtual de Peters. O texto aborda as questões envolvendo a necessidade de se aprender a aprender matemática e a necessidade de se contextualizar de forma interdisciplinar a matemática nas tecnologias digitais. A cooperação e a colaboração presentes no espaço de aprendizagem digital da matemática, apontadas pelos estudantes do IFRS – Campus Osório em 2011, evidenciam que aprender a aprender matemática é importante, cotidiano e divertido e que a matemática está presente em todo o lugar.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper presents the partial results of action research doctorate in which we conceptualize space of mathematics learning to taking advantage of key elements to learning how cooperation and collaboration in the process of each student and group to which the student belongs. The research is anchored in Genetic Epistemology and Piaget's Sociological Studies and the concepts of autonomy and freirean virtual space of dialogue and Peters. The paper deals with issues involving the need to learn how to learn mathematics and the need to contextualise mathematics in an interdisciplinary way in digital technologies. The present cooperation and collaboration within digital learning mathematics, students pointed out by IFRS - Campus Osorio in 2011, show that learning to learn mathematics is important, everyday and fun and that mathematics is present everywhere.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 9, n. 2 (2011), 10 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital learning spaceen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectCooperationen
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectCollaborationen
dc.subjectLearning to learn mathematicsen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.titleA cooperação e/ou a colaboração no Espaço de Aprendizagem Digital da matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe coperation and/or collaboration in the Digital Learning Space of mathematics en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000902360pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples