A cooperação e/ou a colaboração no Espaço de Aprendizagem Digital da matemática
dc.contributor.author | Bona, Aline Silva de | pt_BR |
dc.contributor.author | Basso, Marcus Vinicius de Azevedo | pt_BR |
dc.contributor.author | Fagundes, Léa da Cruz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-26T04:09:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/226159 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesse trabalho apresentamos os resultados parciais da pesquisa-ação de doutorado na qual conceituamos espaço de aprendizagem digital para a matemática valendo-se de elementos fundamentais para a aprendizagem como a cooperação e a colaboração no processo de cada estudante e do grupo ao qual o estudante pertence. A pesquisa está ancorada na Epistemologia Genética e nos Estudos Sociológicos de Piaget e nos conceitos freireanos de autonomia e diálogo e espaço virtual de Peters. O texto aborda as questões envolvendo a necessidade de se aprender a aprender matemática e a necessidade de se contextualizar de forma interdisciplinar a matemática nas tecnologias digitais. A cooperação e a colaboração presentes no espaço de aprendizagem digital da matemática, apontadas pelos estudantes do IFRS – Campus Osório em 2011, evidenciam que aprender a aprender matemática é importante, cotidiano e divertido e que a matemática está presente em todo o lugar. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this paper presents the partial results of action research doctorate in which we conceptualize space of mathematics learning to taking advantage of key elements to learning how cooperation and collaboration in the process of each student and group to which the student belongs. The research is anchored in Genetic Epistemology and Piaget's Sociological Studies and the concepts of autonomy and freirean virtual space of dialogue and Peters. The paper deals with issues involving the need to learn how to learn mathematics and the need to contextualise mathematics in an interdisciplinary way in digital technologies. The present cooperation and collaboration within digital learning mathematics, students pointed out by IFRS - Campus Osorio in 2011, show that learning to learn mathematics is important, everyday and fun and that mathematics is present everywhere. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 9, n. 2 (2011), 10 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Digital learning space | en |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Cooperation | en |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.subject | Collaboration | en |
dc.subject | Learning to learn mathematics | en |
dc.subject | Digital technologies | en |
dc.title | A cooperação e/ou a colaboração no Espaço de Aprendizagem Digital da matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | The coperation and/or collaboration in the Digital Learning Space of mathematics | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000902360 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39190)Ciências Exatas e da Terra (5966)