Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNetto, Daniela Faveropt_BR
dc.contributor.authorGuedes, Paulo Coimbrapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-31T04:21:13Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0103-6041pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/226319pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa realizada estuda práƟ cas cujos objeƟ vos são contribuir com o aprimoramento da produção escrita de alunos da Educação Básica, com o desenvolvimento da capacidade argumentaƟ va em texto oral e escrito; e, ainda, levá-los a pensar, discuƟ r, problemaƟ zar, estabelecer relações e a propor soluções para questões da sua realidade e do mundo, o que contribui, inclusive, com sua boa colocação no ENEM. Uma das práƟ cas corresponde à realização de debate e à subsequente produção textual escrita; a outra, ao estudo de três obras de Shakespeare feito por dez alunos do Ensino Médio e à subsequente realização de um ensaio curto. O estudo sugere que uƟ lizar diferentes recursos de pesquisa, estabelecer relações com conhecimentos prévios e, principalmente, variar práƟ cas, criando-se possibilidades que ultrapassam o currículo regular, são recursos que corroboram com o sucesso de aƟ vidades que envolvem adolescentes.pt_BR
dc.description.abstractThis research analyzes pracƟ ces whose objecƟ ves are to contribute to the improvement of elementary and high school students’ wriƟ ng and to the development of their argumentaƟ ve capacity both orally and in wriƩ en texts. It also analyzes the eff ecƟ veness of inducing students to think about, discuss, problemaƟ ze, and establish relaƟ onships with and propose soluƟ ons to problems related to their reality and the world. These aforemenƟ oned factors contributed to the achievement of posiƟ ve results in the ENEM examinaƟ on. One of the pracƟ ces was the realizaƟ on of a debate and a subsequent wriƩ en text producƟ on. Another was the study of three Shakespearean plays carried out by ten high school students aŌ er which they wrote a short essay concerning the study. The results suggest that through using diff erent research resources, establishing relaƟ onships with previous knowledge and, in parƟ cular, varying acƟ viƟ es, one can create possibiliƟ es that go beyond the regular curriculum. These pracƟ ces corroborated to the success of acƟ viƟ es involving teenagers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos do Aplicação. Porto Alegre, RS. Vol. 26, n. 2 (jul./dez. 2013), p. 49-58pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectClassroom practicesen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectArgumentationen
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.titleO Enem, nossa responsabilidade como professores e duas tentativas de contribuir com a realidade em que estamos inseridospt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000991692pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples