Repositório Digital

A- A A+

Inteligência competitiva no monitoramento do ambiente concorrencial das pequenas e médias indústrias do pólo metal-mecânico da região de Caxias do Sul-RS

.

Inteligência competitiva no monitoramento do ambiente concorrencial das pequenas e médias indústrias do pólo metal-mecânico da região de Caxias do Sul-RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Inteligência competitiva no monitoramento do ambiente concorrencial das pequenas e médias indústrias do pólo metal-mecânico da região de Caxias do Sul-RS
Autor Balestrin, Alsones
Orientador Vargas, Lilia Maria
Co-orientador Hoppen, Norberto
Data 1998
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Pesquisa de concorrente : Informacao : Empresa pequena e media : Industria metalmecanica : Caxias do sul-RS : Competitividade industrial : Inteligencia competitiva
Resumo A crescente competitividade dos mercados é uma das principais fontes de preocupações das empresas atualmente. As forças concorrenciais podem representar ameaças, principalmente, para as empresas que não monitoram o seu ambiente concorrencial. As atividades que permitem o monitoramento do ambiente através da captura e da análise de informações concorrenciais correspondem ao que se denomina de Inteligência Competitiva (IC). O conjunto de atividades que são atribuídas a essa área permite às empresas uma melhor identificação da situação global dos mercados e oferece condições de posicionamento estratégico e pró-ativo face à concorrência. O objetivo deste trabalho foi verificar como as pequenas e médias empresas do pólo industrial metal-mecânico da região de Caxias do Sul (RS) estão desenvolvendo as atividades de busca de informações do ambiente concorrencial, além de identificar os principais métodos utilizados para essas atividades. Nesta dissertação, foram apresentados, a partir de uma consistente revisão bibliográfica sobre o assunto e do planejamento metodológico, os principais resultados do estudo exploratório realizado junto a uma amostra de trinta e quatro empresas do setor selecionado. Os resultados demonstram a situação das empresas estudadas em relação à busca, análise, sistematização e difusão das informações do ambiente, bem como, algumas características das empresas que monitoram o ambiente concorrencial.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/2268
Arquivos Descrição Formato
000229016.pdf (342.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.