Repositório Digital

A- A A+

Autoria, diálogo com a crítica, política e comportamento : um estudo da crítica de Luiz Carlos Merten no Diário do Sul

.

Autoria, diálogo com a crítica, política e comportamento : um estudo da crítica de Luiz Carlos Merten no Diário do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Autoria, diálogo com a crítica, política e comportamento : um estudo da crítica de Luiz Carlos Merten no Diário do Sul
Autor Pintos, Samantha Klein da Silva
Orientador Golin, Cida
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Diário do Sul (Jornal)
Jornalismo cultural
Resumo Esta monografia analisa a crítica de Luiz Carlos Merten publicada no Diário do Sul, jornal que circulou entre 1986 e 1988 em Porto Alegre. O objetivo é verificar o conceito de cinema implícito a partir da leitura de seus textos, observar se a crítica cumpre sua função de mediação jornalística e quais são as estratégias de aproximação ao público leitor. A partir de pesquisa bibliográfica, apontamos o jornalismo como produtor de conhecimento e a crítica jornalística como mediadora do campo artístico cultural. Levantamos a trajetória do jornalismo nos suplementos culturais, além do desenvolvimento da crítica de cinema. Traçamos o histórico do Diário do Sul e apresentamos suas características que o tornaram uma experiência de jornalismo diferenciado no Rio Grande do Sul, assim como a inserção do crítico na editoria de cultura do periódico. Verificamos também as principais características da década de 80 e como são mostradas no cinema do período. Por fim, aplicamos a técnica de Análise de Conteúdo em uma amostra de dez críticas publicadas no Diário do Sul. De forma geral, percebemos que o texto de Merten se constrói a partir da autoria no cinema, assim como através da história do cinema, pelo viés do diálogo com outros críticos, a fim de legitimar sua apreciação e pelas características da política e do comportamento da época. Observamos também uma linguagem textual acessível, com o objetivo de envolver o público e aproximá-lo dos clássicos da arte cinematográfica. Confirmamos assim, o caráter mediador e produtor de conhecimento, já que o acúmulo de leituras aumenta o arsenal cultural do leitor.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22681
Arquivos Descrição Formato
000740011.pdf (1.735Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.