Repositório Digital

A- A A+

Jornalismo esportivo : conceitos e práticas

.

Jornalismo esportivo : conceitos e práticas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Jornalismo esportivo : conceitos e práticas
Autor Silveira, Nathália Ely da
Orientador Deus, Sandra de Fatima Batista de
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Jornalismo
Jornalismo esportivo
Resumo Jornalismo esportivo como entretenimento ou como especialização do gênero informativo? Desprezado e discriminado até mesmo por profissionais da imprensa, o jornalismo esportivo é muitas vezes reduzido à categoria de editoria menor. Através de relatos históricos da imprensa no Brasil e, mais especificamente, da esportiva, o presente trabalho tem por finalidade responder ao questionamento: Jornalismo esportivo é uma especialidade do jornalismo? Para tanto, baseia-se em conceitos apresentados por estudiosos na área como Antonio Alcoba, autor de livros como Periodismo Deportivo (2005) e El Periodismo Deportivo en la sociedad moderna (1980). No Brasil, a principal referência é Paulo Vinícius Coelho, jornalista da ESPN e autor do livro Jornalismo Esportivo (2004). Para defini-lo como jornalismo, utilizamse as definições de Nelson Traquina, que escreveu dois volumes de Teorias do Jornalismo. O presente estudo também apresenta um pequeno levantamento que visa relatar como se desenvolve os estudos dessa área nas faculdades de comunicação social/jornalismo no Rio Grande do Sul e como esse estudo poderia ser realizado.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22683
Arquivos Descrição Formato
000740013.pdf (602.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.