Repositório Digital

A- A A+

João do Rio : o escritor da vida real : a apuração jornalística e o texto de reportagem em "A alma encantadora das ruas"

.

João do Rio : o escritor da vida real : a apuração jornalística e o texto de reportagem em "A alma encantadora das ruas"

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título João do Rio : o escritor da vida real : a apuração jornalística e o texto de reportagem em "A alma encantadora das ruas"
Autor Rizzatti, Lucas Osório
Orientador Pedroso, Rosa Nivea
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Jornalismo literário
Rio, João do 1881-1921. Crítica e interpretação
Resumo Este trabalho procura entender, nos textos de João do Rio em A alma encantadora das ruas, o trabalho de apuração jornalística do repórter e a construção textual da reportagem. Em um momento de transição de um jornalismo arcaico para uma versão mais empresarial, na virada do século XIX para o XX no Brasil, Paulo Barreto, sob o pseudônimo de João do Rio, se constituiu num dos jornalistas que mais bem se adaptaram aos novos tempos que se erguiam. João do Rio foi um dos pioneiros em ir à rua à cata da informação, buscando fontes e entrevistando pessoas. Da mesma forma, seu texto aproxima vivamente da reportagem moderna, com elementos contundentes do que se entende, hoje, por jornalismo literário.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22691
Arquivos Descrição Formato
000740163.pdf (825.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.