Repositório Digital

A- A A+

Diálogo e hibridismo nas FMs : uma análise dos programas Pretinho básico e Cafezinho

.

Diálogo e hibridismo nas FMs : uma análise dos programas Pretinho básico e Cafezinho

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Diálogo e hibridismo nas FMs : uma análise dos programas Pretinho básico e Cafezinho
Autor Ponso, Leonardo Cao
Orientador Deus, Sandra de Fatima Batista de
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Cafezinho (Programa de rádio)
Pretinho Básico (Programa de rádio)
Rádio FM (Comunicação)
Resumo Esta monografia analisa a configuração específica engendrada pelos programas Pretinho Básico, da rádio Atlântida, e Cafezinho, da Pop Rock. O objetivo é compreender de que maneira esses programas se apropriam de gêneros já consagrados no ambiente radiofônico, que estratégias utilizam para se aproximar do ouvinte e qual a importância que assumem dentro das emissoras que os veiculam. Construímos um breve apanhado histórico da consolidação da rádio FM no Rio Grande do Sul a partir de pesquisa bibliográfica e de entrevistas em profundidade com personalidades íntimas a este universo. Depois disso, nos apoiamos em Barbosa Filho (2003) para identificar os gêneros radiofônicos já consagrados. Por fim, aplicamos a análise de conteúdo sobre uma semana dos programas, totalizando dez edições. Em termos gerais, percebemos que esses programas combinam de modo peculiar formatos dos gêneros jornalístico, publicitário e de entretenimento, constituindo um híbrido que se caracteriza por uma estruturação instantânea e aleatória que se aproxima do funcionamento de uma conversa informal cotidiana. Girando em torno de e-mails, a aproximação com o ouvinte é um imperativo e se dá através do humor, da descontração e da identificação. Uma configuração específica que atua no reposicionamento das rádios FMs quando a antiga legitimidade através da programação musical é ameaçada pela internet.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22692
Arquivos Descrição Formato
000740166.pdf (317.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.