Repositório Digital

A- A A+

A televisão em : o cavaleiro das trevas

.

A televisão em : o cavaleiro das trevas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A televisão em : o cavaleiro das trevas
Autor Menezes, Kauê Pereira
Orientador Fischer, Martina Eva
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto História em quadrinhos
Televisão (Comunicação)
Resumo Este trabalho consiste em um estudo da figura da televisão na história em quadrinhos Batman – O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller. Procura-se responder a duas questões centrais: quais são os papéis desempenhados pela TV na estrutura narrativa da obra e que televisão é essa retratada por Miller. A forma de análise escolhida é a cartografia, procedimento que supera alguns dos mitos da ciência tradicional e baseia-se, essencialmente, na interação com o objeto de estudo e nas subjetividades do investigador. Para tratar dos assuntos referentes à estrutura narrativa, busca-se suporte na narratologia, especialidade da teoria literária que se preocupa com os aspectos formais/estruturais de um relato. Outras fontes utilizadas nesta pesquisa, referentes a televisão e mídias de massa, são: o príncipe eletrônico, de Octavio Ianni, o modelo de propaganda, de Noam Chomsky e Edward Herman, e o estudo das ethicidades televisivas, de Suzana Kilpp. Conjugando cartografia, narratologia e as teorias a respeito da mídia, pode-se notar as diversas funções que a TV cumpre ao longo de O Cavaleiro das Trevas, além da forma crítica como Miller retrata-a, de modo bem próximo das idéias de Ianni, Chomsky, Herman e Kilpp.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22693
Arquivos Descrição Formato
000740169.pdf (2.463Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.