Repositório Digital

A- A A+

Uma banda em 140 caracteres : um estudo sobre o uso do twitter como ferramenta de divulgação de uma banda de nicho

.

Uma banda em 140 caracteres : um estudo sobre o uso do twitter como ferramenta de divulgação de uma banda de nicho

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma banda em 140 caracteres : um estudo sobre o uso do twitter como ferramenta de divulgação de uma banda de nicho
Autor Cobalchini, Lucilene
Orientador Primo, Alex Fernando Teixeira
Co-orientador Consoni, Gilberto Balbela
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Redes sociais
Resumo A ferramenta de micropostagens Twitter, é um serviço que permite a produção e distribuição de conteúdo pelo próprio usuário em mensagens de até 140 caracteres e, apesar de ser relativamente recente, é um fenômeno em rápido crescimento no Brasil e no mundo. Além de perfis pessoais de usuários, o serviço também conta com perfis de marcas e empresas, que exploram o Twitter como ferramenta de divulgação e contato com o consumidor. Uma marca em especial é objeto deste trabalho, a banda de nicho Hotel Santa Clara. Quais são as motivações que levam uma banda de nicho a publicar conteúdo no Twitter? Que tipo de conteúdo a banda Hotel Santa Clara compartilha com seus seguidores? De que forma a banda interage com seu público através da ferramenta? É possível criar marketing boca a boca a partir do Twitter? Estas são algumas das questões que nortearam este estudo e, a fim de obter estas respostas, foi feita uma pesquisa na literatura do campo, análise de conteúdo das mensagens postadas pela banda no Twitter, entrevista em profundidade com os integrantes da Hotel Santa Clara e aplicação de um questionário online com os contatos da banda no Twitter. Dentre os resultados encontrados na pesquisa pode-se destacar o uso principal do Twitter para divulgação de notícias sobre a Hotel Santa Clara. Mas também foi observado o uso para interação com grupo de fãs e a intenção de propagar conteúdo para além do público já conhecido pela banda.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22694
Arquivos Descrição Formato
000740172.pdf (2.830Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.