Repositório Digital

A- A A+

As competências profissionais do bibliotecário e a sua satisfação no trabalho : um estudo de multicasos em bibliotecas especializadas

.

As competências profissionais do bibliotecário e a sua satisfação no trabalho : um estudo de multicasos em bibliotecas especializadas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As competências profissionais do bibliotecário e a sua satisfação no trabalho : um estudo de multicasos em bibliotecas especializadas
Autor Metz, Márcia
Orientador Santos, Jussara Pereira
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca especializada
Bibliotecário
Competência profissional
[en] Librarian
[en] Librarianship
[en] Professional competence
[en] Quality of life at work
[en] Special libraries
Resumo Este estudo procurou identificar as competências profissionais do bibliotecário que atua em bibliotecas especializadas, com vistas ao atendimento satisfatório deste nicho de mercado de trabalho que, como todos os outros, encontra-se em constante mudança. Para contextualizar melhor o profissional que atua nos dias de hoje, foi necessário conhecer quem ele foi ontem, assim como rever a história da escrita, da biblioteca, da Biblioteconomia, desta no Brasil e do Curso de Biblioteconomia da UFRGS. O estudo focou sua atenção para a visão que a sociedade atual tem do bibliotecário e suas atribuições procurando identificar as competências necessárias para o bom desempenho das atribuições que lhes são impostas. A revisão da literatura mostrou que o bibliotecário enfrentou e enfrenta ainda, um cenário profissional em constante transformação, onde a informação e as tecnologias têm papel de destaque no cotidiano das pessoas, sendo importante desenvolver competências como o conhecimento de bases de dados, o domínio do assunto com o qual trabalha a biblioteca onde atua, entre outras. O estudo teórico compreendeu a análise e comparação das competências profissionais propostas pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação e a Classificação Brasileira de Ocupações, de modo a conhecer as semelhanças e diferenças de visão de uma associação profissional e a palavra oficial do Ministério de Trabalho e Emprego sobre o assunto. A escolha do campo de aplicação da investigação ocorreu pelo fato de as bibliotecas especializadas serem aquelas que, pelo menos aparentemente, dependem em muito do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), e que necessitariam de profissionais com competências que, possivelmente, não teriam sido trabalhadas nos cursos de graduação em razão de seu desenvolvimento relativamente recente. A aquisição dessas competências foi objeto de estudo, assim como o tema biblioteca especializada e as áreas específicas de sua atuação escolhidas como campos de investigação. Sendo o estudo focado na figura do bibliotecário, além de tentar identificar as competências profissionais necessárias para o desempenho de suas atuais funções, foi importante conhecer seu nível de satisfação no trabalho e se todo o esforço despendido para enfrentar mudanças freqüentes e a aquisição permanente de novas competências ainda o mantinham motivado para o exercício profissional. Outro tópico estudado foi a Qualidade de Vida no Trabalho e como ela afeta o desempenho do profissional, que estará mais ou menos motivado a desenvolver novas competências. A metodologia escolhida foi o estudo de caso e realizado em três bibliotecas, tornando-o um estudo de multicasos. Como instrumento de coleta de dados aplicou-se uma entrevista semi-estruturada com oito questões abertas. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa e elaborou um relatório escrito contendo a análise das respostas, primeiramente de cada biblioteca e depois as relacionando.
Abstract This study sought to identify the professional skills of the librarian who works in special libraries in order to meet this niche satisfactory labor market, like all others, is constantly changing. To put the best professionals working today, it was necessary to know who he was yesterday, as I review the history of writing, the library of librarianship, that in Brazil and the Course of Library Science at UFRGS. The study focused its attention to the view that society has for librarians, their responsibilities for identifying the skills necessary for the proper performance of duties imposed on them. The literature review showed that the librarian faces and also a professional setting in constant transformation, where information and technology have a key role in daily life, it is important to develop skills and knowledge of databases, the domain of subject with which he works the library where it operates, among others. The theoretical study included analysis and comparison of the skills proposed by the Brazilian Association of Education in Information Science and the Brazilian Classification of Occupations, in order to ascertain the similarities and differences of view in a professional and official word from the Ministry of Labor and Employment on the subject. The choice of the scope of the research was the fact that special libraries are those that, at least apparently, depend greatly on the use of Information and Communication Technologies (ICTs), which require professionals with skills that they probably do not have been worked in undergraduate courses because of its relatively recent development. The acquisition of these skills was the object of study, as well as the theme specialized library and the specific areas of its operations as chosen fields of research. As the study focused on the figure of the librarian, and try to identify the skills necessary to perform its current functions, it was important to know your level of satisfaction with work and all the effort expended to deal with frequent changes and ongoing acquisition of new skills has kept him motivated to exercise training. Another topic studied was the Quality of Working Life and how it affects the performance of professional, which will be more or less motivated to develop new skills. The method chosen was the case study and carried out in three libraries, making it a multi-case study. As an instrument of data collection applied a semi-structured interviews with eight open questions. The study used a qualitative approach and prepared a written report containing the analysis of the first of each library and then the linking.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22700
Arquivos Descrição Formato
000740222.pdf (607.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.