Repositório Digital

A- A A+

A biblioteca escolar e o estímulo ao prazer nas leituras obrigatórias do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com os alunos do terceiro ano do ensino médio : estudo de caso

.

A biblioteca escolar e o estímulo ao prazer nas leituras obrigatórias do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com os alunos do terceiro ano do ensino médio : estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A biblioteca escolar e o estímulo ao prazer nas leituras obrigatórias do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com os alunos do terceiro ano do ensino médio : estudo de caso
Autor Calini, Andréa Inês
Orientador Moro, Eliane Lourdes da Silva
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca escolar
Leitura
[en] Adolescent
[en] Compulsory reading
[en] Library
[en] School library
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta os resultados da verificação de como os alunos do terceiro ano do ensino médio são estimulados para as leituras obrigatórias do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) pela biblioteca escolar. Relata a atividade desenvolvida como projeto piloto, a dramatização do conto O Caso da Vara de Machado de Assis, com os alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Marista São Pedro, em Porto Alegre. Utiliza como metodologia o estudo de caso tendo como sujeitos uma bibliotecária, um professor de Literatura, dois alunos atores e quatro alunos espectadores da atividade. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados fontes bibliográficas, observação direta participante e entrevista semiestruturada. Constata que há receptividade dos jovens em relação a outras formas de leitura. Conclui que a biblioteca escolar pode estimular o prazer de ler leituras obrigatórias para o vestibular com os alunos do ensino médio, através de atividades lúdicas, tal como o teatro.
Abstract This study presents the results of verification of the assimilation of the third year of high school are encouraged to read what is required of vestibular Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) for the school library. We report the activity performed as a pilot project, a dramatization of the story The Case of Rod - O Caso da Vara - Machado de Assis, with the third-year students of secondary education from the Marist College Saint Peter – Colégio Marista São Pedro -, in Porto Alegre. Methodology used as a case study as subjects with a librarian, a professor of literature, two students and four student actors spectators activity. The research tools were used literature sources, direct observation and participant-structured interviews. Notes that there is receptivity of young people in relation to other forms of reading. It concludes that the school library can stimulate the pleasure of reading required reading for college entrance exams with high school students, through recreational activities, such as theater.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22706
Arquivos Descrição Formato
000740392.pdf (5.271Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.