Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorCalini, Andréa Inêspt_BR
dc.date.accessioned2010-05-20T04:16:52Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/22706pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta os resultados da verificação de como os alunos do terceiro ano do ensino médio são estimulados para as leituras obrigatórias do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) pela biblioteca escolar. Relata a atividade desenvolvida como projeto piloto, a dramatização do conto O Caso da Vara de Machado de Assis, com os alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Marista São Pedro, em Porto Alegre. Utiliza como metodologia o estudo de caso tendo como sujeitos uma bibliotecária, um professor de Literatura, dois alunos atores e quatro alunos espectadores da atividade. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados fontes bibliográficas, observação direta participante e entrevista semiestruturada. Constata que há receptividade dos jovens em relação a outras formas de leitura. Conclui que a biblioteca escolar pode estimular o prazer de ler leituras obrigatórias para o vestibular com os alunos do ensino médio, através de atividades lúdicas, tal como o teatro.pt_BR
dc.description.abstractThis study presents the results of verification of the assimilation of the third year of high school are encouraged to read what is required of vestibular Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) for the school library. We report the activity performed as a pilot project, a dramatization of the story The Case of Rod - O Caso da Vara - Machado de Assis, with the third-year students of secondary education from the Marist College Saint Peter – Colégio Marista São Pedro -, in Porto Alegre. Methodology used as a case study as subjects with a librarian, a professor of literature, two students and four student actors spectators activity. The research tools were used literature sources, direct observation and participant-structured interviews. Notes that there is receptivity of young people in relation to other forms of reading. It concludes that the school library can stimulate the pleasure of reading required reading for college entrance exams with high school students, through recreational activities, such as theater.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLibraryen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSchool libraryen
dc.subjectAdolescenten
dc.subjectCompulsory readingen
dc.titleA biblioteca escolar e o estímulo ao prazer nas leituras obrigatórias do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com os alunos do terceiro ano do ensino médio : estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000740392pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples