Repositório Digital

A- A A+

A leitura e o adolescente do ensino médio : um estudo de caso no colégio estadual Inácio Montanha, Porto Alegre-RS

.

A leitura e o adolescente do ensino médio : um estudo de caso no colégio estadual Inácio Montanha, Porto Alegre-RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A leitura e o adolescente do ensino médio : um estudo de caso no colégio estadual Inácio Montanha, Porto Alegre-RS
Autor Arend, Clarisse Olga
Orientador Moro, Eliane Lourdes da Silva
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca escolar
Leitura
[en] Adolescent
[en] Public school
[en] Reading
[en] School libraries
Resumo Este estudo busca verificar se o adolescente que freqüenta o Ensino Médio em escola do sistema estadual público lê e se esta prática acontece através do acesso e uso da biblioteca escola. Faz algumas considerações sobre a importância da leitura para o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, principalmente, do adolescente. Apresenta alguns parceiros, órgãos governamentais, sociedade civil, universidades, entre outros, que promove o incentivo à leitura, seja através de ações concretas ou através da divulgação de projetos que viabilizam a qualificação de profissionais envolvidos nas questões referentes ao acesso à informação e a leitura. Também apresenta alguns projetos do Ministério da Educação e Cultura que abrangem um aporte financeiro e de profissionais muito grandes e que visam promover o acesso e o incentivo a formação do prazer da leitura nas comunidades escolares da rede pública de ensino. Da mesma forma, apresenta o Projeto Mobilizador para a biblioteca escolar desenvolvido pelo Sistema CFB/CRB que busca melhorar a qualidade de ações empreendidas no contexto das bibliotecas e no âmbito escolar. Aborda a biblioteca escolar como espaço interdisciplinar, primordial para a promoção e formação de leitores plenos, onde o acesso ao conhecimento e a informação deve se apresentar de forma dinâmica, inclusive, em suportes que evoluem com as tecnológicas. Por fim, apresenta os resultados do estudo e faz algumas considerações quanto aos serviços oferecidos no contexto atual da biblioteca.
Abstract This study intends verify if public state high school’s student are readers and it happens through school library access and use. It brings considerations about reading skills importance for the personal growth, especially for adolescents. It presents same collaborators like governmental agency, civil society, universities and others, that promotes reading incentive both through concrete actions and through publish projects from Educational and Cultural Department that have a big budget and a large professional pool that intends to access and incentive education for reading pleasure in scholarly community from public state education system. In the same way present the Mobilize Project for school library developed by CFB – Library Federal Council – and CRB – Library Regional Council – that aim to improve actions quality undertook in the context of library and in the school ambit. Its approach the school library like an interdisciplinary space, essential to promote and form plenary readers, where the knowledge access and information must be presented within dynamic way, including all technological medium. In the end present study results and consideration about offered services in the actual context of library.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22711
Arquivos Descrição Formato
000740399.pdf (831.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.