Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorArend, Clarisse Olgapt_BR
dc.date.accessioned2010-05-20T04:16:53Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/22711pt_BR
dc.description.abstractEste estudo busca verificar se o adolescente que freqüenta o Ensino Médio em escola do sistema estadual público lê e se esta prática acontece através do acesso e uso da biblioteca escola. Faz algumas considerações sobre a importância da leitura para o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, principalmente, do adolescente. Apresenta alguns parceiros, órgãos governamentais, sociedade civil, universidades, entre outros, que promove o incentivo à leitura, seja através de ações concretas ou através da divulgação de projetos que viabilizam a qualificação de profissionais envolvidos nas questões referentes ao acesso à informação e a leitura. Também apresenta alguns projetos do Ministério da Educação e Cultura que abrangem um aporte financeiro e de profissionais muito grandes e que visam promover o acesso e o incentivo a formação do prazer da leitura nas comunidades escolares da rede pública de ensino. Da mesma forma, apresenta o Projeto Mobilizador para a biblioteca escolar desenvolvido pelo Sistema CFB/CRB que busca melhorar a qualidade de ações empreendidas no contexto das bibliotecas e no âmbito escolar. Aborda a biblioteca escolar como espaço interdisciplinar, primordial para a promoção e formação de leitores plenos, onde o acesso ao conhecimento e a informação deve se apresentar de forma dinâmica, inclusive, em suportes que evoluem com as tecnológicas. Por fim, apresenta os resultados do estudo e faz algumas considerações quanto aos serviços oferecidos no contexto atual da biblioteca.pt_BR
dc.description.abstractThis study intends verify if public state high school’s student are readers and it happens through school library access and use. It brings considerations about reading skills importance for the personal growth, especially for adolescents. It presents same collaborators like governmental agency, civil society, universities and others, that promotes reading incentive both through concrete actions and through publish projects from Educational and Cultural Department that have a big budget and a large professional pool that intends to access and incentive education for reading pleasure in scholarly community from public state education system. In the same way present the Mobilize Project for school library developed by CFB – Library Federal Council – and CRB – Library Regional Council – that aim to improve actions quality undertook in the context of library and in the school ambit. Its approach the school library like an interdisciplinary space, essential to promote and form plenary readers, where the knowledge access and information must be presented within dynamic way, including all technological medium. In the end present study results and consideration about offered services in the actual context of library.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReadingen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAdolescenten
dc.subjectSchool librariesen
dc.subjectPublic schoolen
dc.titleA leitura e o adolescente do ensino médio : um estudo de caso no colégio estadual Inácio Montanha, Porto Alegre-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000740399pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples