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Ciência e cidadania : políticas públicas para a democratização e o acesso ao conhecimento científico no Brasil

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Ciência e cidadania : políticas públicas para a democratização e o acesso ao conhecimento científico no Brasil

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Título Ciência e cidadania : políticas públicas para a democratização e o acesso ao conhecimento científico no Brasil
Autor Cardoso, Roberto Carlos
Orientador Morigi, Valdir Jose
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Cidadania
Ciência
Ciência e tecnologia
Conhecimento científico
[en] Democratization of science in Brazil
[en] Dissemination of the scientific knowledge
[en] Science and citizenship
[en] Science and state
Resumo O estudo identifica os programas estratégicos que o Estado brasileiro desenvolve através do Ministério da Ciência e Tecnologia, priorizando aqueles que visam à democratização do conhecimento científico produzido no país. Define os projetos estruturados para dinamizar o acesso e o consumo de informação científica na sociedade brasileira entre os anos de 2007 até 2009, analisando as formas de estímulo para o acesso efetivo dos cidadãos às informações publicadas. Prioriza a estratégica IV do Plano de Ação 2007-2010: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional, através da seção Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social. Verifica como a Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social operacionaliza os programas, com as relações de causa e efeito encontradas. Revisa a teoria para entender a dimensão educacional e política do tema, relacionando a informação científica com os mecanismos de sustentação e transformação dos processos sociais. Considera como a difusão e o uso do conhecimento científico pode levar ao desenvolvimento da cidadania. Analisa do geral para o específico, levando em consideração as relações entre os elementos. Apresenta os resultados em unidades básicas descritivas. Comprova certa visibilidade e o reconhecimento da importância da Ciência, constatando que o Estado brasileiro tem dificuldades na formulação de políticas públicas para a democratização do acesso às publicações e à divulgação dos resultados obtidos nas ciências. Conclui que os programas em andamento no MCT atingem parcialmente as metas de transformações propostas, mas não consolidam os objetivos de popularizar, inserir e incluir efetivamente.
Abstract The study it identifies to the strategical programs that the Brazilian State develops through the Ministry of Science and Technology, prioritizing those that they aim at to the democratization of the produced scientific knowledge in Brazil. It defines the structuralized projects to speed the access and the consumption of scientific information in the Brazilian society enters the years of 2007 up to 2009, analyzing the forms of stimulaton for the effective access of the citizens to the published information. It prioritizes strategical the IV of the Plan of Action 2007-2010: Science, Technology and Innovation for the National Development, through the section Science, Technology and Innovation for the Social Development. It verifies as the Secretariat of Science and Technology for the Social Inclusion it develops the programs, with the relations of joined cause and effect. It revises the theory to understand the educational dimension and politics of the subject, relating the scientific information with the sustentation mechanisms and transformation of the social processes. It considers as the diffusion and the use of the scientific knowledge can lead to the development of the citizenship. It analyzes of the generality for the specific one, taking in consideration the relations between the elements. It presents the results in descriptive basic units. It proves certain visibility and the recognition of the importance of Science, evidencing that the Brazilian State has difficulties in the formularization of public politics for the democratization of the access to publications and the spreading of the results gotten in sciences. It concludes that the programs in progress in the MCT reach the goals of transformations partially proposals, but do not consolidate the objectives to popularize, to insert effectively and to include.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22718
Arquivos Descrição Formato
000740376.pdf (3.363Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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