Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFischer, Rosa Maria Buenopt_BR
dc.date.accessioned2010-05-22T04:16:57Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.issn0100-1574pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/22730pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo são apresentados e discutidos alguns importantes conceitos da teoria do discurso de Michel Foucault, especialmente os conceitos de enunciado, prática discursiva, sujeito e heterogeneidade do discurso. A partir do referencial foucaultiano, explicita-se a íntima relação entre discurso e poder, bem como as várias e complexas formas de investigar as “coisas ditas”. O objetivo é mostrar a produtiva contribuição desse referencial teórico e metodológico para as pesquisas em educação, nas quais que se pretende “analisar discursos”.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper, I present and discuss some important concepts from Michel Foucault’s theory of discourse, specially the concepts of statement, discoursive practice, subject and discoursive heterogeneity. From this theoretical reference, I explain the intimate relation between discourse and power, as well as several and complex forms to investigate “expressed things”. The aim is to indicate productive contribution of this theoretical and methodological reference to educacional researches which intend to “analyze discourses”.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de pesquisa. São Paulo. N. 114 (nov. 2001), p. 197-223pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.titleFoucault e a análise do discurso em educaçãopt_BR
dc.title.alternativeFoucault and analysis of discourse on educational researches en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000311365pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples