Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLeite, Denise Balarine Cavalheiropt_BR
dc.contributor.authorSantiago, Rui Armando Gomespt_BR
dc.contributor.authorLeite, Maria Cecília Loreapt_BR
dc.contributor.authorGenro, Maria Elly Herzpt_BR
dc.contributor.authorBraga, Ana Maria e Souzapt_BR
dc.contributor.authorPolidori, Marlis Morosinipt_BR
dc.contributor.authorBroilo, Cecilia Luizapt_BR
dc.date.accessioned2010-05-22T04:17:07Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn0100-1574pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/22735pt_BR
dc.description.abstractEste artigo trata da percepção dos estudantes sobre avaliação das universidades. Origina-se da segunda fase de estudo desenvolvido ao abrigo da cooperação internacional CNPq-ICCTI. Dele participaram 476 alunos de duas universidades públicas brasileiras e uma portuguesa. As respostas a um questionário com questões abertas foram organizadas em categorias segundo o seu significado, com apoio de dispositivo informático para análise de dados qualitativos, e permitiram entender que, em geral, os estudantes pesquisados reconhecem a importância dos processos de avaliação e formam seus próprios conceitos sobre o tema. Para os alunos brasileiros, a avaliação parece ter sentido de avaliação institucional. Para os estudantes portugueses, a avaliação parece ter um significado de avaliação institucional e da aprendizagem. As culturas estudantis de repúdio à avaliação única de uma prova nacional, no caso brasileiro, parecem ter influenciado suas percepções sobre formatos avaliativos. As culturas estudantis relativas à competitividade do mercado, no caso português, valorizaram a avaliação como regulação. Em ambos os casos, os estudantes destacaram tanto a legitimidade da avaliação para a sociedade e os sistemas educativos (cultura englobante) quanto para o cotidiano das universidades (cultura englobada).pt_BR
dc.description.abstractThis article addresses student perception of university assessment. It draws on evidence from the second stage of study promoted by the international cooperation between CNPq and ICCTI. In the study, 476 students from two public universities in Brazil and one university in Portugal were surveyed. The answers to an open-ended questionnaire were categorized according to their meaning, with the support of a computer-assisted qualitative data analysis software program. With this information, it was possible to understand that the students surveyed, in general, acknowledge the importance of the evaluation processes and formulate their own concepts to the subject. To Brazilian students, this assessment seems to be institutional. To Portuguese students, the assessment seems to consider both the institution as well as the learning process. In the Brazilian case, the student culture that repudiates the single assessment by means of one national examination seems to have influenced students’ perceptions of assessment formats. In the Portuguese case, the student culture related to market competitiveness valued the assessment process as a means of regulation. In both cases, the students emphasized the legitimacy of theassessment both for society and education systems (encompassing culture) as well as for the daily life at universities (encompassed culture).en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de pesquisa : revista de estudo e pesquisa em educação. São Paulo. Vol. 37, n. 132 (set./dez. 2007), p. 661-686pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectInstitutional evaluationen
dc.subjectLearning evaluationen
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectUniversitiesen
dc.subjectStudentsen
dc.subjectPortugalpt_BR
dc.titleEstudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugalpt_BR
dc.title.alternativeStudents and assessment of the university: a joint study Brazil-Portugalen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000611468pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples