Repositório Digital

A- A A+

Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor

.

Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor
Outro título Children’s performance in written language and teacher’s perception
Autor Salles, Jerusa Fumagalli de
Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta
Resumo Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre o desempenho em leitura e escrita de palavras e de texto de 110 crianças de 2ª série de escolas públicas e o julgamento do professor sobre tais habilidades. Foram encontradas correlações significativas entre o desempenho dos alunos e a percepção do professor sobre essas habilidades. A avaliação do professor sobre a competência em leitura do aluno ao final do ano letivo mostrou-se um fator sensível na determinação de diferenças de desempenho dos alunos. Apesar das correlações positivas encontradas, houve algumas discrepâncias entre o julgamento do professor e as avaliações. O estudo sugere que o professor tem um conhecimento que o habilita a classificar as habilidades de leitura e escrita de seus alunos de forma relacionada ao desempenho deles, do ponto de vista da avaliação com base na psicologia cognitiva.
Abstract The aim of this study is to investigate the relationship between the performance of 110 second-grade public school children in reading and writing words and texts and the teacher’s judgement of such skills. Significant correlations between students’ performance and teachers’ perception of these skills were found. The teacher’s assessment of students’ reading competence at the end of the academic year proved to be a crucial factor in establishing the differences of students’ performance. Although some positive correlations were found, there were some discrepancies between the teacher’s judgement and the evaluations. The study suggests that the teacher has the knowledge that enables him/her to rate the reading and writing skills of his/her students in a way that is related to students’ performance, from the point of view of an evaluation based on cognitive psychology.
Contido em Cadernos de pesquisa. São Paulo. Vol. 37, n. 132 (set./dez. 2007), p. 687-709
Assunto Avaliação
Avaliação da aprendizagem
Criança
Desenvolvimento cognitivo
Ensino fundamental
Escola pública
Escrita
Leitura
Pesquisa educacional
Professores
[en] Cognitive development
[en] Learning
[en] Reading
[en] Writing
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/22736
Arquivos Descrição Formato
000618327.pdf (160.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.