Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.contributor.authorPimenta, Maria Alice de Mattospt_BR
dc.date.accessioned2010-05-22T04:17:07Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn0100-1574pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/22736pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre o desempenho em leitura e escrita de palavras e de texto de 110 crianças de 2ª série de escolas públicas e o julgamento do professor sobre tais habilidades. Foram encontradas correlações significativas entre o desempenho dos alunos e a percepção do professor sobre essas habilidades. A avaliação do professor sobre a competência em leitura do aluno ao final do ano letivo mostrou-se um fator sensível na determinação de diferenças de desempenho dos alunos. Apesar das correlações positivas encontradas, houve algumas discrepâncias entre o julgamento do professor e as avaliações. O estudo sugere que o professor tem um conhecimento que o habilita a classificar as habilidades de leitura e escrita de seus alunos de forma relacionada ao desempenho deles, do ponto de vista da avaliação com base na psicologia cognitiva.pt
dc.description.abstractThe aim of this study is to investigate the relationship between the performance of 110 second-grade public school children in reading and writing words and texts and the teacher’s judgement of such skills. Significant correlations between students’ performance and teachers’ perception of these skills were found. The teacher’s assessment of students’ reading competence at the end of the academic year proved to be a crucial factor in establishing the differences of students’ performance. Although some positive correlations were found, there were some discrepancies between the teacher’s judgement and the evaluations. The study suggests that the teacher has the knowledge that enables him/her to rate the reading and writing skills of his/her students in a way that is related to students’ performance, from the point of view of an evaluation based on cognitive psychology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de pesquisa. São Paulo. Vol. 37, n. 132 (set./dez. 2007), p. 687-709pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectReadingen
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectWritingen
dc.subjectCognitive developmenten
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.titleRelação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professorpt_BR
dc.title.alternativeChildren’s performance in written language and teacher’s perception en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000618327pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples