Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKlering, Luis Roquept_BR
dc.contributor.authorVecchio, Rafael Augustopt_BR
dc.date.accessioned2010-05-22T04:17:18Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/22740pt_BR
dc.description.abstractAs universidades têm ocupado posição destacada ao longo da história, participando ativamente da estruturação social, política e econômica do mundo desde sua criação na Europa do século XI. Uma das formas em que se percebe esta relevância das universidades para a fundamentação de uma sociedade diz respeito ao papel que as mesmas cumprem no desenvolvimento de um país ou região. No Brasil, ainda que as universidades cumpram uma trajetória breve se comparadas com as instituições dos países centrais, a prática acadêmica tem tomado parte nos esforços de superação das dificuldades referentes a uma nação subdesenvolvida, auxiliando, na medida do possível, na construção dos caminhos para que o país possa, efetivamente, desenvolverse. Nesta tese a intenção foi estudar uma destas situações em que é reconhecida a importância da estrutura universitária, e o Estado, confiando no poder de resposta do trabalho acadêmico, projeta estrategicamente a criação de uma Universidade como elemento catalisador de seu desenvolvimento. A experiência investigada se refere à atuação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), que, fundada em 2001, propõe um olhar mais abrangente acerca do conceito de desenvolvimento, que leve em conta, além das questões concernentes ao crescimento econômico, os aspectos relacionados à inclusão social, à distribuição da riqueza gerada, e à preservação dos saberes locais, buscando articular os fatores de ordem econômica com os elementos advindos da política, da cultura e do exercício da cidadania. Como resultado da pesquisa, inferiu-se que o potencial de contribuição da Universidade advém de seu fomento à vocação agrícola, através do estímulo às potencialidades locais; da ênfase na sustentabilidade como orientadora das ações voltadas ao aprimoramento da atividade produtiva; do foco das atividades acadêmicas no fortalecimento da economia interna e sua autonomia; do objetivo de auxiliar na inserção do Rio Grande do Sul no contexto internacional; da formação de sujeitos e do protagonismo como referências ao preparo dos futuros profissionais; da premissa da responsabilidade e das implicações sociais subjacentes ao conhecimento; da disposição em vincular-se com as comunidades, direcionando as ações à inclusão social e ao atendimento das demandas da população; e da constituição de redes de articulação inter-regionais, promovendo o diálogo e a troca de experiências entre indivíduos e organizações atuantes nas diferentes localidades do Estado.pt_BR
dc.description.abstractThe universities have been occupying an outstanding position along the history. They have been participating actively of the social, political and economical structuring of the world since their creation in Europe in the XI century. One of the ways to perceive the relevance of Universities to the foundation of a society regards to the role they play in the development of a country or an area. In Brazil, even though their trajectory is short if compared to institutions of Central countries, the academic practice has been part of the efforts to overcome the difficulties found in an underdeveloped nation, helping whenever it is possible, in the construction of ways for the country to develop. This work aims at studying one of these situations in which it is recognized the importance of the academic structure. And the State, trusting the power of responses of academic work, projects strategically the creation of an University as a catalytic element of its development. The experience investigated refers to the performance of State of Rio Grande do Sul State University (UERGS), which founded in 2001, proposes a comprehensive look into the concept of development that takes into account, besides matters, concerning the economic growth, the aspects related to the social inclusion, distribution of wealth, and preserving of the local knowledge, searching to articulate the economical factors with those coming from politics, culture and citizenship. The result of this research, it was inferred that the potential of the contribution of the University, comes from the incentive to agricultural vocation through the stimulation of the local potentialities, from the emphasis to sustainability as a guide to actions focused to the perfection of productive activities, from the focus on academic activities in the strenghtening of the internal economy and its autonomy, from the purpose to help inserting Rio Grande do Sul into the international context; from the formation of people and the protagonism as reference to the preparation of future professionals; from the premises of responsibility and social implications underlaying knowledge; from the disposition linking to communities, addressing actions to social inclusion and the attending the demands of the population; and from the constitution of inter-regional articulated networks, promoting dialogue and exchange of experiences between individuals and organizations that act in the different places of the State.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversidade Estadual do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectCrescimento econômicopt_BR
dc.titleUniversidades e desenvolvimento : um estudo sobre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000738958pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples