Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, Ana Taispt_BR
dc.contributor.authorLoula, Andrezza Giovannapt_BR
dc.date.accessioned2010-05-22T04:17:23Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/22756pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema a questão da representação feminina na publicidade da marca italiana Dolce&Gabbana. Dois são seus eixos principais, a moda e a mulher. Aborda-se em um primeiro momento a noção da moda enquanto sistema calcado na lógica do efêmero e sua relação com a percepção do tempo. Dentro deste campo, são discutidas as correlações entre sujeito, vestimenta e corpo. Parte-se em seguida para um levantamento histórico da representação da mulher dentro da imprensa feminina. Circunscrevendo mais ainda, é levantada a questão da redução da mulher ao seu corpo e seu subseqüente silêncio dentro da propaganda. Continuando nos limites do discurso publicitário, definem-se dois arquétipos básicos da representação feminina, a saber, a virgem e a prostituta. Retornando ao domínio da moda, é dedicado um capitulo à apresentação de Dolce&Gabbana, compreendendo desde o histórico até a linha criativa da marca, passando por sua definição de mulher. Chegando por fim à análise, toma-se como objeto de estudo a campanha de Outono/Inverno 2007 da já citada grife. O método de trabalho é calcado na semiologia e concentra-se na decifração do mito. Assim sendo, são colocados em pauta a apreensão da marca enquanto estilo, e da roupa como clausura, além das correlações entre a nudez do corpo e o complexo de castração, e da cor vermelha enquanto percepção de violência. Chega-se, assim, à associação da mulher de Dolce&Gabbana com a mitologia das amazonas, e aos intercruzamentos entre fetiche, mulher, passado e futuro.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectRepresentação do femininopt_BR
dc.titleSedução, poder e dominação : a figura feminina na publicidade de Dolce&Gabbanapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000740563pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples