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O uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ”

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O uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ”

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Título O uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ”
Autor Nonnig, André Casa Nova
Orientador Rodrigues, André Iribure
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Merchandising
Publicidade
[en] Advertainment
[en] Brand management
[en] Cinema
[en] Merchandising
[en] Product placement
Resumo Este trabalho realiza um estudo de caso da trilogia De Volta Para o Futuro, com o objetivo de analisar como ocorrem as inserções publicitárias nas produções de entretenimento no cinema e verificar qual a estratégia dos anunciantes com essa forma de publicidade. Para tanto, desenvolve-se uma definição conceitual das técnicas de merchandising, matizando e definindo como categorias de análise do estudo as técnicas de merchandising, advertainment e product placement. Após esse primeiro momento, é realizado um resgate histórico da publicidade no cinema, focado especificamente nas inserções publicitárias inseridas durante as narrativas. Por fim, identificando as técnicas utilizadas pelos anunciantes, analisa-se como ocorrem as ações nos filmes e quais os seus objetivos no trabalho de gestão de marca.
Abstract This article develops a case study of the Trilogy Back To The Future, with the aim of examining how commercial plugs occur in the motion pictures and also to examine what is the strategy of advertisers with this form of publicity. To achieve this end, it develops a conceptual definition of merchandising techniques, by variegating and defining categories of analysis and studying the techniques of merchandising, advertainment, product placement. After that, we conducted a historical review of advertising in the motion pictures, focused specifically on advertising plugs inserted during the narratives. Finally, by the identification of the techniques used by advertisers, we look at how the actions occur in the movies and what are their goals in the work of brand management.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22778
Arquivos Descrição Formato
000740560.pdf (2.396Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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