Repositório Digital

A- A A+

Vila Pedreira : a construção de uma oficina de comunicação comunitária

.

Vila Pedreira : a construção de uma oficina de comunicação comunitária

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Vila Pedreira : a construção de uma oficina de comunicação comunitária
Autor Ramos, Rodrigo Barbosa
Orientador Schlatter, Margarete
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Assunto Oficina literária
[es] Comunicación
[es] Comunidad
[es] Educomunicación
[es] Lectura
[es] Texto
[es] Voz
Resumo Neste trabalho, apresentam-se reflexões sobre a construção de uma oficina de comunicação comunitária, desenvolvida no Telecentro da Vila Pedreira entre junho e novembro de 2007, no bairro Cristal, Porto Alegre. Partindo da ideia de gênero discursivo e de linguagem como trabalho social, e de educação como prática dialógica e problematizadora, a oficina teve como objetivo produzir jornais em diferentes suportes como uma estratégia de instituir gestos de leitura e escrita socialmente situados. A partir da análise dos dados, ancorados no relato das experiências pedagógicas, conclui-se que a construção de um programa curricular preliminar em oficinas de comunicação comunitária deve incluir questionamentos acerca dos sentidos de comunidade e identidade. Conclui-se, também, que as oficinas de comunicação comunitária devem promover a expressão da voz de setores marginalizados da sociedade e contribuir para o exercício da cidadania.
Resumen Esta monografía reflexiona sobre la construcción de un taller de comunicación comunitaria, desarrollado en el Telecentro Vila Pedreira, entre junio y noviembre de 2007, en barrio Cristal, Porto Alegre. Siguiendo la idea de género del discurso y lenguaje como trabajo social, y de educación como práctica dialógica y problematizadora, el taller tuvo por objeto producir periódicos en distintos medios como una estrategia de desarrollo de los actos de lectura y escritura situados socialmente. A partir del análisis de datos, basados en la experiencia docente, se concluye que la construcción de un currículo en talleres de comunicación comunitaria debe incluir preguntas sobre el sentido de comunidad e identidad. Se concluye también que la comunicación comunitaria debe darles voz a los sectores marginados de la sociedad y así contribuir con el ejercicio de su ciudadanía.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22810
Arquivos Descrição Formato
000738364.pdf (827.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.