Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCunha, Eduardo Figueiredo Vieira dapt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Mariana Machado dept_BR
dc.date.accessioned2010-05-25T04:17:52Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/22811pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa procura um deslocamento dos limites da arte para situações da vida, através da redescoberta do olhar sobre determinadas imagens fotográficas e o fenômeno do apagamento, contrariando assim o excesso de exposição que caracteriza a fotografia desde suas origens. A proposta plástica explora as dimensões estéticas de situações banais e características como o esquecimento, o apagamento e o esconderijo, surpreendendo o olhar do observador com objetos onde este não espera encontrá-los, expandindo o campo do laboratório e trazendo o questionamento dos processos da fotografia para o cotidiano. Os objetos constituem-se de pequenas embalagens contendo em seu interior fotografias com sais de prata ainda em processo de oxidação, resultando numa imagem instável que, ao ser exposta à luz, sofre um apagamento. Dessa forma, cada vez que a fotografia é retirada da embalagem, há uma perda progressiva da informação visual. As embalagens são escondidas – intencionalmente esquecidas - em livros de bibliotecas de acesso público, onde podem ser encontradas por pessoas desavisadas: observadores acidentais. A escolha dos livros baseia-se no conteúdo dos mesmos, que possuem relação com os temas explorados neste trabalho. O apagamento da imagem e seu modo de circulação questionam o lugar da imagem fotográfica e propõe uma extensão da experiência do laboratório para outros contextos de recepção.pt_BR
dc.description.abstractThis search explores the limits of art to life situations, through the rediscovery of view on certain photographic images and the erasure phenomenon, being contrary to the over-exposure that characterizes the photo from its origins. The plastic proposal explores the aesthetic dimensions of banal situations and characteristics such as forgetfulness, erasing and hiding surprising the observer eye with artistic object where it does not expect to find them, expanding the field of the laboratory and bringing the questioning of photo procedures for the daily life. The objects are small packages with inside photos with salts of silver still in process of oxidation, resulting an unstable image that suffers deletion when exposed to light. Thus, each time the photo comes from packaging, there is a progressive loss of sharpness. The packages are hidden - intentionally forgotten - in books from public access libraries, which can be found by people who don’t expect them: accidental observers. The choice of books is based on their content, that has relation with the themes explored in this search. The erasure of the image and its method of presentation questioning the place of the photographic image and proposes an extension of the laboratory experience to other contexts of receipt.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectFotografia : Memóriapt_BR
dc.subjectFotografia : Revelaçãopt_BR
dc.subjectErasingen
dc.subjectOlharpt_BR
dc.subjectLooken
dc.subjectMemoryen
dc.subjectFotografia : Imagempt_BR
dc.subjectLighten
dc.subjectForgetfulnessen
dc.subjectIconoclastyen
dc.subjectRevelationen
dc.subjectDesireen
dc.subjectBooken
dc.titleImagens (re)veladas : o apagamento da fotografia como expansão do campo do laboratóriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000740260pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples