Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais : a vivência do PROINESP
dc.contributor.author | Santarosa, Lucila Maria Costi | pt_BR |
dc.contributor.author | Passerino, Liliana Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Carneiro, Mára Lúcia Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.author | Geller, Marlise | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-05-27T04:18:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/22885 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma experiência de formação em serviço de professores, em Informática na Educação Especial, utilizando o ambiente digital de formação a distância - TelEduc. A experiência realizada pela UFRGS-CINTED-NIEE integra ações do Projeto Nacional de Informática na Educação Especial - PROINESP - da Secretaria de Educação Especial do MEC, envolvendo 310 professores, 164 escolas inclusivas e Instituições não governamentais localizadas em municípios da maioria dos estados brasileiros, distribuídos em 15 turmas. Destacam-se os aspectos positivos da experiência, bem como as dificuldades inerentes a implantação de processos inovadores. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article presents a teaching service course experience – Informatics for Special Education – through the digital medium-based distance learning – TelEduc. The experience, carried out by UFRGS-CINTED-NIEE, is a part of the Projeto Nacional de Informática na Educação Especial (National Informatics on Special Education Project) - PROINESP of the Special Education Council of MEC (Ministry of Education). 15 classes participated in it, totalizing 310 teachers and 164 inclusive schools and nongovernmental organizations (NGO) from municipalties situated in different Brazilian states. Positive aspects of the experience, as well as the difficulties of the implementation of inovative processes, are focused. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 3, n. 2 (dez. 2005), 10 f. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Teaching Service Course | en |
dc.subject | Distance Education | en |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Virtual Learning Environments | en |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Formação em serviço | pt_BR |
dc.subject | Informatics on Special Education | en |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais : a vivência do PROINESP | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000673202 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39096)Ciências Humanas (6670)