Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFischer, Rosa Maria Buenopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T04:23:35Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2237-2660pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229393pt_BR
dc.description.abstractNeste ensaio, discute-se a possibilidade metodológica de realizar pesquisas, tendo como referência processos criativos em artes. A pergunta é: como valorizar a experimentação, as anotações do trabalho em curso, o registro dos lampejos de vida, sem perder o rigor do debate teórico, nem o olhar atento sobre urgências, éticas e políticas do presente? Com o apoio em Foucault, Hadot, Benjamin, entre outros, percorrem-se tópicos da obra do cineasta Kiarostami, de Clarice Lispector, do escritor Italo Calvino e da coreógrafa Pina Bausch. Com esses e outros exemplos, inclusive com o relato do percurso de uma pesquisa, propõem-se modos de raciocinar poeticamente, com a apropriação sem medo daquilo que ensinam diferentes artes.pt_BR
dc.description.abstractThis essay discusses methodological possibilities for conducting research using creative artistic processes as references. I ask: how can experimentation be valued, as well as notes of works in progress, and registers of flashes from life, without losing the rigor of theoretical discussions or an attentive look at urgent ethical and political needs of the present? Supported by Foucault, Hadot, Benjamin and others, I discuss topics from the work of Kiarostami, Clarice Lispector, Italo Calvino, and Pina Bausch. With these and other examples, including comments on a study in progress, I propose ways of reasoning poetically by fearlessly appropriating lessons from the arts.en
dc.description.abstractDans cet essai, je discute des possibilités méthodologiques pour réaliser des recherches, en utilisant les processus créatifs dans les arts comme référence. Comment valoriser l’expérimentation, les notes sur les travaux en cours, les éclats de vie, sans perdre la rigueur du débat théorique, ni le regard attentif sur les urgences éthiques et politiques du présent? Avec le soutien de Foucault, Hadot, Benjamin, je discute des sujets du travail de Kiarostami, Clarice Lispector, Italo Calvino et Pina Bausch. Avec ces exemples et d’autres, y compris le compte rendu d’une recherche en cours, je propose des moyens de raisonner poétiquement pour s’approprier sans peur de ce que les différents arts enseignent.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de estudos da presença. Porto Alegre, RS. Vol. 11, n. 1 (jan./mar. 2021), e100045, 23 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectArten
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectResearchen
dc.subjectCreative Processesen
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectPoeticsen
dc.subjectMethodologyen
dc.subjectArtfr
dc.subjectRecherchefr
dc.subjectProcessus Créatiffr
dc.subjectPoétiquefr
dc.subjectMéthodologiefr
dc.titlePor uma escuta da arte: ensaio sobre poéticas possíveis na pesquisapt_BR
dc.title.alternativeListening to the arts : poetical possibilities in researchen
dc.title.alternativeÉcouter les arts : un essai sur possibilités poétiques dans la recherchefr
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001130779pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples