Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMittmann, Verônica de Limapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.date.accessioned2021-10-19T04:23:26Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1982-5153pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230905pt_BR
dc.description.abstractA interdisciplinaridade vem sendo constituída como uma das verdades que atravessam o campo educacional brasileiro e o esforço de docentes, dos diversos níveis de ensino (escolas e academias), que concorrem para a efetivação de currículos interdisciplinares. De forma específica, este artigo problematiza e apresenta uma análise do discurso, na perspectiva foucaultiana, de enunciações que emergiram em falas de discentes do Curso Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, campus Litoral Norte, ao justificarem a necessidade de um currículo interdisciplinar e a ressonância desses enunciados em discursos provenientes da sociologia, de teóricos como Bauman e Castells, quando se dispõem a descrever as condições da contemporaneidade, sendo possível perceber que o encadeamento de enunciados estaria fortalecendo a ambos os discursos. Para este ensaio foram realizadas entrevistas com 32 discentes e as ferramentas teóricas utilizadas advêm da oficina de Michel Foucault, especialmente dos conceitos de Enunciação, Enunciado, Discurso e Verdade.pt_BR
dc.description.abstractInterdisciplinarity has been constituted as one of the truths that crosses the Brazilian educational field and the effort of teachers from different institutional levels (school and academies) compete for the realization of interdisciplinar curricula. Specifically, this article problematizes and presents an analysis of the discourse, in the perspective Foucaultian, of enunciations that emerged in the speeches of the students of the Degree course in Nature Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS, North Coast Campus by justifying the need for an interdisciplinary curriculum. We investigate the resonance of these statements in discourses from sociology, from theorists like Bauman and Castells when they are willing to describe the conditions of our contemporaneity, as we believe that this chain of statements could be strengthening both discourses to the point of making them contemporary truths. For this essay interviews were conducted with 32 students and the theoretical tools used come from the workshop of Michel Foucault, especially the concepts of Enunciation, Statement, Speech and Truth.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAlexandria : revista de educação em ciência e tecnologia [recuso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 14, n. 1 (2021), p. 25-41.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStatementen
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectNetworken
dc.subjectSocietyen
dc.titleTudo é rede, conexão e simultaneidade : problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridadept_BR
dc.title.alternativeEverything is network, connection and simultaneity : foucaultian problematizations about the interdisciplinarityen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001129613pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples