Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCosta, Cristiano Bedin dapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Marcos da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-20T04:22:20Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1984-1124pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230926pt_BR
dc.description.abstractO trabalho do texto consiste em afirmar a potência do isolamento barthesiano hoje. O luto, afeto vivo e presente, será o princípio que unifica a docência, a escrita e a vida: no último Roland Barthes, em nós. Aulas, datas, imagens e um arquivo de leituras translúcidas lancinadas por feixes de luz a demandarem uma atualização das formas em um corpo que escreve. Não há nada a superar, visto que a dor é ocasião. Escrevemos a fantasia de tal solidão tendo o texto barthesiano, a docência que praticamos e,como oximoro,o nosso viver-junto enquanto potencial ativo de umaVita Nova. Assim, dispomos quatro precisões:o luto se manifestapelo e no trabalho, como a marca a animar a produção presente; atualizado em uma aula, o luto harmoniza o afeto da perda e a criação didática: não poder desenvolver, não poder sustentar, não poder impor; o luto só pode ser experimentado de modo instantâneo: surpreende como experiência inaugural e, portanto, potencialmente mutativa (o insustentável como condição); e o luto permite apenas sua vivência (traduzida,inocentemente, em prática), jamais seu domínio. Lecionar, escrever, pesquisar, vivercomoseum Amador. Disponibilidades luminosas à beira-fôlego: entrar vivo na morte. É disso que se trata.pt_BR
dc.description.abstractIn this work, the analysis consists of affirming the power of Barthesian isolation nowadays. The mourning, alive and present affection, will be the principle that unifiesteaching, writing and life: in the ultimate Roland Barthes, in ourselves. Classes, dates, images and a file of translucent readings afflicted by beams of light that demand an update of the forms in a body that writes. There’s nothing to overcome, sincepain is the moment. The fantasy of such loneliness is written having the Barthesian text, the teaching we practiceand,as the oxymoron,our living-together while an action potential of a Vita Nova. Thus, we’ve listed four precisions: the mourning manifests itself by and at work, as a mark ensouling the present production; actualized in a class, mourning harmonizes the affection of loss and didactic creation: not being able to develop, not being able to sustain, not being able to impose; mourning can only be experienced instantly: it surprises as an inaugural experience and therefore potentially mutative (the unsustainable as a condition); and mourning only allows its experience (innocently translated into practice), never its domain. Teach, write, research, live as ifan amateur. Translucent availabilities at the edge of breathtaking. That is what it is about.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCriação & crítica. São Paulo, SP. N. 30 (2021), p. 365-379pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBarthes, Roland, 1915-1980pt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectLife writingen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectIsolationen
dc.subjectIsolamentopt_BR
dc.subjectMourningen
dc.subjectLutopt_BR
dc.titleEntradas, disponibilidades luminosas : o luto como trabalho em Roland Barthespt_BR
dc.title.alternativeEntries, translucid availabilities : the mourning as work in Roland Barthesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001132503pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples