Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWottrich, Laurapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-20T04:22:23Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1809-5844pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230928pt_BR
dc.description.abstractO texto1 assume a centralidade da metodologia para a configuração do conhecimento comunicacional, a partir das suas processualidades investigativas. Ou seja, toma a metodologia não como um a priori, mas como um processo em que o pesquisador, ao configurar uma investigação, é também configurado por ela. O enfoque é discutir os processos de aprender e ensinar metodologia na Comunicação, formado por três atravessamentos: epistemológicos, políticos e subjetivos. A exploração dessas dimensões indica que o amadurecimento metodológico do campo comunicacional passa pelo debate da dependência epistêmica, das vinculações entre teoria e metodologia e da reflexividade, além do estímulo à curiosidade epistemológica e à configuração de lugares de escuta. Palavras-chave: Metodologias. Comunicação. Ensino. Pesquisa. Reflexividade.pt_BR
dc.description.abstractThis paper places methodology at the center of the configuration of communication knowledge in terms of its investigative processualities. That is, methodology is not seen as a given but, rather, as a process in which the researcher, in configuring research, is likewise configured by it themselves. The focus is to discuss the processes of learning and teaching methods in Communications from the perspective of three intersections: epistemological, political, and subjective. Exploring these dimensions reveals that the methodological maturation of the field of Communications includes discussions on epistemic dependence, on the links between theory and methodology, on reflexivity, as well as on the encouragement towards epistemological curiosity and the configuration of places of listening.en
dc.description.abstractEl texto asume la centralidad de la metodología para la configuración del conocimiento comunicacional, en función de sus procesos de investigación. Es decir, toma la metodología no a priori, sino como un proceso en el que el investigador, al configurar una investigación, también está configurado por él. El objetivo es discutir los procesos de aprendizaje y de enseñanza de la metodología en la comunicación, formada por tres cruces: epistemológicos, políticos y subjetivos. La exploración de estas dimensiones revela que la maduración metodológica del campo comunicacional implica el debate sobre la dependencia epistémica, los vínculos entre la teoría y la metodología y la reflexividad, además del estimulo a la curiosidad epistemológica y la configuración de los lugares de escucha.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofIntercom : Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo. Vol. 44, n. 2 (maio/ago. 2021), p. 21-33pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPesquisa em comunicaçãopt_BR
dc.subjectMethodologiesen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCommunicationsen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectResearchen
dc.subjectReflexivityen
dc.subjectMetodologíases
dc.subjectComunicaciónes
dc.subjectEnseñanzaes
dc.subjectInvestigaciónes
dc.subjectReflexividades
dc.titleAtravessamentos metodológicos na pesquisa em Comunicaçãopt_BR
dc.title.alternativeMethodological intersections in Communication research en
dc.title.alternativeCruces metodológicos en la investigación en Comunicación es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001132337pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples