Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBergamaschi, Maria Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorMelo, Dannilo Cesar Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-20T04:22:25Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2237-2660pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230932pt_BR
dc.description.abstractO artigo discute educação, estética e possibilidades para uma estética decolonial, a partir de uma vivência que denominamos mediação (inter)cultural em uma escola guarani e em uma exposição de arte na 10ª Bienal do Mercosul. A noção de escola (inserida no território indígena) como espaço de fronteira contribuiu para a compreensão de um pensamento fronteiriço, que escapa ao cânone moderno ocidental. A mediação (inter)cultural mostrou-se útil como método para o je guata – caminhada –, uma caminhada investigativa, realizada com um coletivo escolar pertencente ao povo guarani.pt_BR
dc.description.abstractThis article discusses education, aesthetics and possibilities for a decolonial aesthetics, based on an experience we call (inter)cultural mediation in a Guarani school and an art exhibition at the 10th Mercosul Biennial. The concept of school (located in the indigenous territory) as a border space contributed to the understanding of a border thinking, which escapes the modern western canon. The (inter)cultural mediation proved to be useful as a method for je guata – a walking –, an investigative walking, performed with a school group of Guarani people.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de estudos da presença. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 4 (out./dez 2018), p. 719-749pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectGuarani Educationen
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectDecolonial Aestheticsen
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectGuaranipt_BR
dc.subjectMediação culturalpt_BR
dc.titleKaraí Arandú na Bienal do Mercosul : educação guarani como possibilidade para uma estética decolonialpt_BR
dc.title.alternativeKaraí Arandú in the Mercosul Biennial : guarani education as a possibility for a decolonial aestheticsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001132091pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples