Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMallmann, Maria Luizapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Rosely Maria Daninpt_BR
dc.contributor.authorBecker, Maria Luiza Rheingantzpt_BR
dc.date.accessioned2021-10-20T04:23:37Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0103-8486pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230980pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta um ensaio teórico sobre (re)inserção escolar de crianças com leucemia, sob a perspectiva teórica da Epistemologia Genética de Jean Piaget, a respeito de caminhos possíveis para a atuação da Psicopedagogia. Destacamos da teoria as trocas sociais entre pares, nas quais estão presentes o respeito mútuo, a colaboração, a cooperação e a solidariedade, por serem fatores essenciais para o desenvolvimento intelectual, afetivo e moral do aluno. Trata-se de uma Revisão de Literatura, baseada em Yin e Triviños, na qual analisamos 23 publicações, nacionais e internacionais, publicadas entre 1998 e 2020, que abordam diferentes aspectos da (re)inserção escolar de crianças com leucemia. O artigo traz contribuições sobre o papel socializador da escola e a importância da (re) inserção para os pacientes diagnosticados com leucemia. O resultado deste ensaio teórico aponta possíveis caminhos para a atuação do psicopedagogo no acompanhamento do processo de aprendizagem e como interlocutor da tríade equipe de saúde-família-escola.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a theoretical essay about the school re-entry of children with leukemia under the theoretical perspective of Jean Piaget’s Genetic Epistemology regarding the possible paths for performing Psychopedagogy. The importance of social exchange within peers has been highlighted from the theory, in which mutual respect, collaboration, cooperation and solidarity are present, these being essential factors regarding the intellectual, emotional and moral development of the student. It is a Literature Review, based on Yin and Triviños, in which national and international publications between 1998 and 2020 were analyzed, approaching different aspects of the school (re)entry of children with leukemia. The article brings to light contributions on the socializing role the school plays and the importance of this (re)entry of patients who have been diagnosed with leukemia. The result of this theoretical essay points out possible paths for the performance the performance of the psychopedagogue in following the steps of the learning process and as a mediator of the family-health team-school triad.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista psicopedagogia. São Paulo. Vol. 38, n. 115 (abr. 2021), p. 65-78pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool Re-entryen
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectStudents with Leukemiaen
dc.subjectLeucemiapt_BR
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.titleA psicopedagogia na (re)inserção escolar de crianças e adolescentes com leucemiapt_BR
dc.title.alternativeThe Psychopedagogy in the school re-entry of children and adolescents with leukemia en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001132209pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples