Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorKober, Ricardo Albertopt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:21:22Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/2311pt_BR
dc.description.abstractAssim como ocorreu na última década do século XX, quando a orientação para o mercado foi foco de substancial interesse, ocupando lugar de destaque na teoria e prática da estratégia de Marketing, também deverá despertar interesse e destacar-se ainda mais no meio acadêmico e profissional neste início de século, pela sua importância como “ferramenta” teórico-prática. O propósito deste trabalho foi verificar se as empresas que implantaram programas de qualidade no Vale do Taquari estão mais orientadas para o mercado do que as que não o fizeram, bem como verificar o grau de geração da inteligência de marketing, o grau de disseminação da inteligência de marketing, o grau de resposta da inteligência de marketing e avaliar a relação existente entre a orientação para o mercado com a implantação do programa de qualidade. Os resultados demonstraram que o fato de as empresas terem programas de qualidade implantados não proporcionou mais orientação para o mercado do que as que não o implantaram. Também verificou-se que todas as empresas têm alto grau de geração, disseminação e resposta à inteligência de marketing. Ressalta-se que o grupo de empresas que não aderiu ao programa de qualidade teve maior grau de resposta do que os grupos que aderiram ao referido programa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectOrganizaçõespt_BR
dc.subjectQualidade : Administracaopt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.titleQualidade e orientação para o mercado : um estudo das empresas do vale do Taquaript_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000317597pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2001pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples