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Compreensões de professores sobre o software educativo Carbópolis e sua utilização em diferentes realidades de escola

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Compreensões de professores sobre o software educativo Carbópolis e sua utilização em diferentes realidades de escola

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Título Compreensões de professores sobre o software educativo Carbópolis e sua utilização em diferentes realidades de escola
Autor Guterres, Juliano de O.
Eichler, Marcelo Leandro
Del Pino, Jose Claudio
Resumo Existem diversos critérios para a análise de softwares educativos. Entre eles, talvez o mais interessante seja o da usabilidade, que procura pela avaliação do efetivo uso do software em sala de aula. Vimos utilizando esse critério de avaliação na análise de Carbópolis, um programa voltado à educação ambiental e de distribuição gratuita. Nesta pesquisa, buscaram-se as vozes dos professores. Para tanto foram realizadas entrevistas com professores que utilizaram o programa em algum momento de seu trabalho, seja no meio escolar ou acadêmico. Essas entrevistas visaram a obter informações sobre como os professores conheceram o programa, como o inseriram em sua proposta pedagógica, a posição deles a respeito da informática educativa e se há incentivo da escola para esse tipo de atividade, entre outras. Além disso, foram identificadas opiniões e sugestões dos professores para a melhoria do programa. Neste artigo mostraremos e discutiremos a diversidade contextual e as diferentes propostas de trabalho observadas em nossa amostra de professores.
Abstract There are several criteria directed to the analysis of educational software. Possibly, the most important of them is the criterion of usability, which aims at the evaluation of the usage of the software in classroom. We have been using this criterion of evaluation in the analysis of Carbópolis, a free software directed to environmental education. In this research we looked for the teachers’ voice. Thus, teachers who had used the software either in the school or at college were interviewed. These interviews aimed at obtaining more information about how they assessed the software, how they made use of it in their classes, what are their position concerning educational software and if the school supports this sort of activity. Besides that, we looked for opinions and suggestions that could be used in the improvement of the software. In the present paper we show, and also discuss, the contextual diversity and the different work proposals that were observed in our research with teachers.
Contido em Revista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 11, n. 2 (2003), p. 86-99
Assunto Ensino de quimica
Software educacional
[en] Educational software
[en] Environmental education
[en] Teacher training
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/23157
Arquivos Descrição Formato
000429927.pdf (352.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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