Repositório Digital

A- A A+

O impacto da depressão pós parto para a interação mãe-bebê

.

O impacto da depressão pós parto para a interação mãe-bebê

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O impacto da depressão pós parto para a interação mãe-bebê
Outro título The impact of postpartum depression to mother-child interaction
Autor Schwengber, Daniela Delias de Sousa
Piccinini, Cesar Augusto
Resumo O presente artigo examina algumas questões teóricas e estudos empíricos a respeito do impacto da depressão pós-parto para a interação mãe-bebê. Analisam-se as características da depressão pós-parto e fatores de risco associados à sua ocorrência. Discutem-se, em particular, as repercussões do estado depressivo da mãe para a qualidade da interação com o bebê e, conseqüentemente, para o desenvolvimento posterior da criança. Os estudos revisados sugerem que a depressão pós-parto afeta a qualidade da interação mãe-bebê, especialmente no que se refere ao prejuízo na responsividade materna. Por outro lado, apontam que os efeitos da depressão da mãe na interação com o bebê dependem de uma série de fatores, o que não permite a realização de um prognóstico baseado em fatores isolados.
Abstract The present article examines some theoretical aspects and empirical studies related to the impact of postpartum depression to mother-child interaction. The characteristics of postpartum depression and the risk factors related to its occurrence are also examined. Furthermore, it discusses the consequences of maternal depressed state to mother-child interaction and to child development. The revised studies suggest that postpartum depression negatively affects the motherchild interaction quality, particularly maternal responsivity. On the other hand, studies show that postpartum depression effects on mother-child interaction depend on various factors, which makes it impossible for us to make predictions based on any isolated factor.
Contido em Estudos de psicologia (Natal). Vol. 8, n. 3 (set./dez. 2003), p. 403-411
Assunto Bebê
Depressão pós-parto
Relação mãe-criança
[en] Mother-child interaction
[en] Postpartum depression
[en] Socio-emotional development
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/23160
Arquivos Descrição Formato
000436134.pdf (52.34Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.