Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMacedo, José Rivairpt_BR
dc.contributor.authorMatine, Manuel Henriquespt_BR
dc.date.accessioned2021-11-10T04:37:04Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231611pt_BR
dc.description.abstractA presente tese objetiva analisar o processo de integração das famílias camponesas na Aldeia Comunal de Ximbongweni, 1977-1990. A aldeia de Ximbongweni faz parte de sete (7) aldeias comunais formadas na região agrária do vale do Limpopo, concretamente no Distrito do Guijá, imediatamente após os seguintes eventos: a) político – III Congresso da Frelimo – e b) natural – cheias no vale –, ocorridos, em fevereiro de 1977. Para tanto, partimos da constatação de que, as cheias foram o pretexto político para a formação da aldeia de Ximbongweni, em seguimento da socialização do campo, baseada no “roteiro da libertação”. Defendemos a hipótese segundo a qual, o processo da integração foi complexo, não somente devido ao legado das cheias e nem ao desconhecimento da essência do programa da aldeia, porém, pelo “despreparo” das estruturas políticas em Guijá que, quer seus argumentos às inquietações socioculturais das famílias, como sobre os desdobramentos do programa, foram dúbios. Para a realização deste objetivo; avaliação da viabilidade do problema de pesquisa e sanção/negação da hipótese, tomamos o campesinato, como sujeito e não mero objeto. Por conseguinte, metodologicamente baseamo-nos na História oral, que proporcionou-nos as ferramentas teóricas para a realização da pesquisa de campo, que decorreu no Posto Administrativo de Chivonguene, “antiga” Aldeia Comunal de Ximbongweni. A partir do cruzamento das fontes orais com bibliográficas e documentais, problematizamos as seguintes temáticas: (i) região de Ximbongweni, Ca. 1820-1975; (ii) gênese da aldeia comunal; (iii) povoamento da aldeia; (iv) cotidiano das famílias aldeadas e (v) colapso da aldeia. Ao que, concluímos: o campesinato baseando-se em “profecias” tradicionais duvidara completamente, da “utopia” do desenvolvimento centrado na aldeia, por isso resistiu em aldear-se. Enquanto o Estado recorria a todas suas formas de violência, o campesinato apelava para todas suas formas de resistência, desde o enfretamento – “a revolta de Ximbongweni” –, à “resistência cotidiana” – cujos exemplos captamos em várias práticas tradicionais reproduzidas no pós-integração, sob olhar impávido da Direção da aldeia. As nuances da “profecia” e “utopia”, possibilitaram-nos mobilizar o conceito de “afrotopia” por defender ser possível, quanto necessário, a formação de comunidades/sociedades baseada em diálogos e cedências entre distintas ou divergentes ordens do saberes “tradicionais” e conhecimentos “modernos”.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis intends to analyse the process of integration of peasant families in the Communal Village of Ximbongweni between 1977 and 1990. The village of Ximbongweni is part of seven (7) communal villages formed in the agrarian region of the Limpopo valley, specifically in the District of Guijá, immediately after the following events: a) political – III Congress of Frelimo – and b) natural – floods in the valley –, taken place in February 1977. Furthermore, we notice the floods were the political pretext for the formation of the village of Ximbongweni, subsequently socialization of the countryside, based on the “route of liberation”. We defend the hypothesis according to which the integration process was complex, neither only due to the legacy of the floods nor to the unknowing the essence of the village program, but due to the “unpreparedness” of the politic structures in Guijá, which either their arguments to address sociocultural concerns of the families, or the development of the program, were dubious. For achievement this goal; evaluation of the feasibility of the research problem and sanction/rejection of the hypothesis, we take the peasantry as a subject and not a mere object. Furthermore, methodologically, we based on oral history, which provided us the theoretical tools to carry out the field research, which took place at the Administrative Post of Chivonguene, the “former” Communal Village of Ximbongweni. From the crossing of oral sources with literature and documents, we discussed the following themes: (i) region of Ximbongweni, ca. 1820-1975; (ii) genesis of the communal village; (iii) settlement of the village; (iv) daily life of the village families and (v) collapse of the village. Then we concluded: the peasantry, basing itself on traditional “prophecies” had completely doubted the “utopia” of village-centered development, therefore resisted settling. While the state resorted to all its forms of violence, the peasantry appealed to all its forms of resistance, from confrontation – “the revolt of Ximbongweni” – to “everyday resistance” – whose examples we captured in various traditional practices reproduced in the post-integration, under the undaunted eye of the village management. The nuances of "prophecy" and "utopia" enabled us to mobilize the concept of "aphrotopia" by defending that it is possible, as necessary, to form communities/society based on dialogues and concessions between distinct or divergent orders of "traditional" knowledge and “modern” knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPeasantryen
dc.subjectFamília camponesapt_BR
dc.subjectAldeiaspt_BR
dc.subjectXimbongwenien
dc.subjectCampesinatopt_BR
dc.subjectCommunal villageen
dc.subjectHistória da Áfricapt_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.titleA questão das aldeias comunais em Moçambique : a integração das famílias camponesas na Aldeia Comunal de Ximbongweni em Guijá, Província de Gaza (1977-1990)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001133237pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples