Repositório Digital

A- A A+

Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial

.

Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial
Autor Silveira, Sidnei Renato
Barone, Dante Augusto Couto
Resumo Este artigo apresenta a aplicação de técnicas de Inteligência Artificial, mais especificamente Sistemas Multiagentes, para a formação de grupos colaborativos em um Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem na Web. A definição e implementação de uma arquitetura de agentes, modelados com algoritmos genéticos é apresentada, bem como sua integração com o ambiente TelEduc. O professor pode escolher, entre os critérios definidos, quais deverão ser utilizados na formação dos grupos colaborativos. Finalizando o artigo, apresenta-se a validação realizada através de um estudo de caso com estudantes de graduação de cursos na área da Informática, oriundos de 3 Instituições de Ensino Superior, através da formação de grupos colaborativos.
Abstract This paper employs Distributed Artificial Intelligence (more specifically Multi-Agent Systems – MAS) techniques to approach the formation of collaborative groups in a web-based interactive multi-agent environment. The definition and implementation of an architecture of agents modeled with genetic algorithms is presented, as well as their integration with TelEduc, a collaborative learning environment. Also describes the architecture proposed, which is integrated to the TelEduc environment, by defining the functionality of each agent and the platform of development. Finally, the agent that forms collaborative groups by using aspects defined by the teacher is presented. Validation was performed through a case study carried out with students from three college courses on Computer Science, in computer programming classes where the agent implemented was tested in its task of forming collaborative groups.
Contido em Revista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 14, n. 2 (maio-ago. 2006), p. 29-40
Assunto Aprendizagem colaborativa
Educação à distância
Informática : Educação
Inteligência artificial
[en] Artificial Intelligence in Education
[en] Collaborative Groups
[en] Genetic Algorithms
[en] Intelligent Learning Environment
[en] Multi-Agent Systems
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/23178
Arquivos Descrição Formato
000559581.pdf (803.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.