Mostrar registro simples

dc.contributor.authorThomaz, Andrei Rubinapt_BR
dc.contributor.authorMaraschin, Clecipt_BR
dc.contributor.authorZaniol, Elisângelapt_BR
dc.contributor.authorSchuch, Eny Maria Moraespt_BR
dc.date.accessioned2010-06-01T04:18:04Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.issn1414-5685pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23179pt_BR
dc.description.abstractA partir da interação de 15 sujeitos adultos em três ambientes de Realidade Virtual identificaram-se nove modos de ação potencialmente promotores da sensação de imersão. O trabalho fundamenta-se na Biologia do Conhecer ao postular que a imersão ocorre como resultado de um efetivo acoplamento estrutural entre os sujeitos e o ambiente virtual. Discute-se a função do roteiro, da interatividade e da simulação como agenciadores da imersão em ambientes virtuais com vistas à aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractA partir de l’interaction de 15 sujets adultes en trois ambiances de réalité virtuelle, ont été identifiés neuf types d’action qui, potentiellement, pourraient promouvoir une sensation d’immersion. La recherche se trouve fondée sur la Biologie du Connaître, étant donné qu’elle postule que l’immersion se produit comme résultat d’un effectif accouplement structurel entre les sujets e l’ambiance virtuelle. Ont été discutés aussi la fonction du plan de travail, de l’interactivité e de la simulation comme dispositifs d’agencement de l’immersion dans ambiances virtuelles qui envisagent l’apprentissage.fr
dc.description.abstractStarting from the interaction of 15 adult subjects in three environments of Virtual Reality we identified nine manners of action that potentially promote immersion sensation. This research is based on the Biology of Cognition when postulating that immersion happens as a result of an effective structural coupling between subjects and virtual environment. We discuss the function of guideline, interactivity and simulation as negotiators of immersion in virtual environments taking in mind learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 13, n. 2 (maio/ago. 2005), p.21-32.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectAmbiances virtuellesfr
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectImmersionfr
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectAccouplement structurelfr
dc.subjectVirtual environmentsen
dc.subjectImmersionen
dc.subjectStructural couplingen
dc.titleDispositivos de imersão em ambientes de realidade virtualpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000559912pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples