Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCoutinho, Marluce Albringpt_BR
dc.contributor.authorBúrigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-25T04:36:37Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0104-270Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232155pt_BR
dc.description.abstractEste texto apresenta e discute um episódio de negociação entre alunas e professora em uma sala de aula de educação de jovens e adultos, durante o estudo do algoritmo escolar da multiplicação. O episódio é analisado a partir da perspectiva da negociação de significados, conforme proposto por Alan Bishop e Fred Goffree. A discussão travada entre professora e alunas a partir das diferentes concepções de “empréstimo e transporte” traz para o centro do episódio as negociações de sentidos e significados que as interações verbais propiciam entre os sujeitos. A observação participante foi a metodologia adotada para a realização da pesquisa, acompanhada de gravações em áudio das aulas e registros fotográficos dos materiais e das escritas das alunas. O estudo do episódio narrado revela que os sujeitos negociam modos de aplicação do algoritmo escolar de multiplicação e indica complexidades na apropriação da matemática escolar pelos jovens e adultos que retornam à escola.pt_BR
dc.description.abstractThis text presents and discusses an episode of negotiation between young and adult students and teacher in a classroom studying the school algorithm of multiplication. The episode is analyzed from the perspective of the negotiation of meanings, as proposed by Alan Bishop and Fred Goffree. The discussion between teacher and students based on the different conceptions of “borrowing and hauling” provides visibility to the negotiations of senses and meanings adjacente to verbal interactions provide between the subjects. Participant observation was the methodology adopted for conducting the research, accompanied by audio recordings of the classes and photographic records of the materials and writings of the students. The study of the narrated episode reveals that the teacher and the students negotiate ways of applying the school multiplication algorithm and indicates complexities in the appropriation of school mathematics by young people and adults.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofVidya. Santa Maria, RS. Vol. 41, n. 1 (2021), p. 263-277pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectYouth and adult educationen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectNegotiations in the classroomen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectInteração verbalpt_BR
dc.subjectMathematical Educationen
dc.subjectVerbal interactionsen
dc.subjectSchool multiplication algorithmen
dc.titleEmpréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeBorrowing and hauling : negotiations of meanings in the Mathematical Education of youth and adultsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001133171pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples