Repositório Digital

A- A A+

Navegando pela Cooperativa : percepções e expectativas dos usuários

.

Navegando pela Cooperativa : percepções e expectativas dos usuários

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Navegando pela Cooperativa : percepções e expectativas dos usuários
Outro título Surfing the Cooperative: perceptions and expectations of users
Autor Maraschin, Cleci
Zaniol, Elisângela
Resumo Este projeto decorre de uma série de questões derivadas de pesquisas desenvolvidas nos últimos dois anos pelas autoras. O atual estudo apoiará a construção e avaliação de um ambiente virtual de interação denominado de Cooperativa do Conhecimento, no projeto coordenado pelo Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS, em parceria com a SMED/POA. A Cooperativa, que está em fase inicial de implementação, será um ambiente virtual catalizador dos projetos de aprendizagem de professores e alunos da rede municipal de ensino. Realizamos então um estudo piloto, para auxiliar no desenvolvimento de espaços virtuais de interação dentro da Cooperativa. Foi possível identificar modos interativos relacionados a sensação de imersividade dos estudantes quando exploraram o ambiente da cooperativa. A imersão é conceituada como efetivação de um acoplamento estrutural de acordo com o referencial da Biologia do Conhecer. Os sujeitos escolhidos s„o alunos da rede municipal de ensino. Analisamos como as interações dos sujeitos nestes ambientes podem se constituir em experiências imersivas, buscando avaliar que elementos devem ser implementados, preservados, desativados no ambiente. Os dados obtidos através foram organizados e analisados através do software CHIC.
Abstract This project resulted from a series of inquiries derived from researches developed in the last two years by the authors. The current study will support the construction and evaluation of a virtual environment of interaction called the Cooperative of Cognition, in the project coordinated by the Laboratory of Cognitive Studies (LaboratÛrio de Estudos Cognitivos) of the Federal University of Rio Grande do Sul (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), in partnership with the Municipal Secretary of Education (Secretaria Municipal de EducaÁ„o) of Porto Alegre, Brazil. The Cooperative, which is in the initial phase of implementation, will be a catalizing virtual environment for learning projects of teachers and students of the municipal teaching network. We accomplished a pilot study, to aid in the development of virtual spaces of interaction in the Cooperative. It was possible to identify interactive manners related to the studentís sensation of immergence when they explored the virtual environment of the cooperative. Immergence is considered as effective structural coupling in accordance with the referred Biology of Cognition. The subjects chosen were students from the municipal teaching network. We analyzed how the subjectís interactions in these environments can be constituted in immersible experiences, searching to evaluate which elements should be implemented, preserved, disabled in the environment. CHIC software was used to organize and analyze the data.
Contido em Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jan./jun. 2004), p.73-85
Assunto Ambiente virtual
Computador na educação
Interação social
[en] Immersible environments
[en] Interaction
[en] Virtual reality and education
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/23247
Arquivos Descrição Formato
000504003.pdf (99.55Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.