Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMaraschin, Clecipt_BR
dc.contributor.authorZaniol, Elisângelapt_BR
dc.date.accessioned2010-06-02T04:18:20Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn1516-084Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23247pt_BR
dc.description.abstractEste projeto decorre de uma série de questões derivadas de pesquisas desenvolvidas nos últimos dois anos pelas autoras. O atual estudo apoiará a construção e avaliação de um ambiente virtual de interação denominado de Cooperativa do Conhecimento, no projeto coordenado pelo Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS, em parceria com a SMED/POA. A Cooperativa, que está em fase inicial de implementação, será um ambiente virtual catalizador dos projetos de aprendizagem de professores e alunos da rede municipal de ensino. Realizamos então um estudo piloto, para auxiliar no desenvolvimento de espaços virtuais de interação dentro da Cooperativa. Foi possível identificar modos interativos relacionados a sensação de imersividade dos estudantes quando exploraram o ambiente da cooperativa. A imersão é conceituada como efetivação de um acoplamento estrutural de acordo com o referencial da Biologia do Conhecer. Os sujeitos escolhidos s„o alunos da rede municipal de ensino. Analisamos como as interações dos sujeitos nestes ambientes podem se constituir em experiências imersivas, buscando avaliar que elementos devem ser implementados, preservados, desativados no ambiente. Os dados obtidos através foram organizados e analisados através do software CHIC.pt_BR
dc.description.abstractThis project resulted from a series of inquiries derived from researches developed in the last two years by the authors. The current study will support the construction and evaluation of a virtual environment of interaction called the Cooperative of Cognition, in the project coordinated by the Laboratory of Cognitive Studies (LaboratÛrio de Estudos Cognitivos) of the Federal University of Rio Grande do Sul (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), in partnership with the Municipal Secretary of Education (Secretaria Municipal de EducaÁ„o) of Porto Alegre, Brazil. The Cooperative, which is in the initial phase of implementation, will be a catalizing virtual environment for learning projects of teachers and students of the municipal teaching network. We accomplished a pilot study, to aid in the development of virtual spaces of interaction in the Cooperative. It was possible to identify interactive manners related to the studentís sensation of immergence when they explored the virtual environment of the cooperative. Immergence is considered as effective structural coupling in accordance with the referred Biology of Cognition. The subjects chosen were students from the municipal teaching network. We analyzed how the subjectís interactions in these environments can be constituted in immersible experiences, searching to evaluate which elements should be implemented, preserved, disabled in the environment. CHIC software was used to organize and analyze the data.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jan./jun. 2004), p.73-85pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectImmersible environmentsen
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectVirtual reality and educationen
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectInteractionen
dc.titleNavegando pela Cooperativa : percepções e expectativas dos usuáriospt_BR
dc.title.alternativeSurfing the Cooperative: perceptions and expectations of usersen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000504003pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples