Repositório Digital

A- A A+

A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar

.

A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar
Outro título Interaction among students, educators, librarians and school research
Autor Moro, Eliane Lourdes da Silva
Estabel, Lizandra Brasil
Resumo Este artigo aborda o processo da pesquisa escolar compreendido como um novo paradigma no cenário da sala de aula. A pesquisa escolar no papel de integração e interação dos seus atores principais: os alunos, os educadores e os bibliotecários. O uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) e o acesso às ferramentas de pesquisa estimulam os usuários a ampliar suas informações, desenvolver a curiosidade e o espírito crítico e reflexivo. Apresenta a biblioteca escolar e a sua importância no processo metodológico da pesquisa, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e o papel ativo dos protagonistas da pesquisa escolar, na construção de um novo paradigma, constituindo uma ação pedagógica digital em um Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador – AAMC.
Abstract This article aims at approaching the process of school research based on a new paradigm in the classroom scenery. School research is here seen as playing an interactive and integrative role with the support of its main actors: the learners, the educators, and the librarians. The use of Information and Communication Technologies and the access to the research tools motivate the users not only to enlarge their information and to develop their curiosity but also to drive them towards a more critical and reflective mind. It also presents the school library and its importance in the methodological process of research, from the initial years in Elementary School to Secondary School, as well as to catalyze the active role of the protagonists of the school research towards the construction of a new knowledge paradigm, constituting a digital pedagogical action when utilizing a Collaborative Environment Mediated by the Computer.
Contido em Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 51-61
Assunto Biblioteca escolar
Pesquisa escolar
Tecnologia da informação
[en] School library
[en] School research
[en] Technologies of information and communication
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/23249
Arquivos Descrição Formato
000515849.pdf (77.69Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.