Repositório Digital

A- A A+

Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web

.

Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web
Outro título Sharing and learning together with the learner: process experiences mediated by the Web
Autor Sloczinski, Helena
Santarosa, Lucila Maria Costi
Resumo Este artigo apresenta considerações sobre a construção de conhecimento, por professores em serviço, no processo vivenciado em curso a distância, mediado pela Web, em Informática na Educação Especial, tendo como base principal, a teoria Sócio-Histórica de Vygotsky. Aborda, na introdução, o contexto de realização da investigação. Na seqüência, traz reflexões sobre as construções sócio-cognitivas, destacando a autonomia, como processo que ocorre de forma gradativa; o coletivo, evidenciando o compartilhamento da aprendizagem por meio da colaboração e/ou cooperação e a prática pedagógica, como elemento de aprendizagem na e durante a ação. Ainda, um olhar através dos eixos (aspectos de destaque), a interação com o ambiente virtual de aprendizagem utilizado para o desenvolvimento do curso e as considerações finais acerca do tema.
Abstract This paper presents considerations about knowledge construction, by in service teachers, in their experienced processes in a distance course mediated by the Web, in Computing in Special Education, mainly based in Vygotsky’s Socio-Historical theory. It approaches in the introduction the context of the investigation. In the sequence, it presents reflections about the social-cognitive constructions, showing autonomy as a process that occurs gradually; the collective, reveals the sharing of learning throughout collaboration and/or cooperation and the pedagogical practice as an element of learning in and during the action. In addition, a look through the axels (underlined aspects), the interaction with the virtual learning environment used to develop the course and the final considerations on the matter.
Contido em Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 63-82
Assunto Ambiente de aprendizagem
Autonomia cooperativa
Construção do conhecimento
Educação
Educação especial
Ensino à distância
Informática
Internet
[en] Autonomy
[en] Collective
[en] Distance Education,
[en] Interaction
[en] Pedagogical Practice.
[en] Sharing
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/23252
Arquivos Descrição Formato
000476249.pdf (138.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.