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Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de caso

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Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de caso

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Título Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de caso
Outro título Following the love learnings in the interface of learning projects methodology and digital technologies: case study
Autor Corte Real, Luciane Magalhães
Maraschin, Cleci
Axt, Margarete
Resumo Este artigo analisa o percurso de um estudante do nível fundamental de uma escola pública em uma experiência de intervenção construída na interface da metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais. Busca- se identificar as aprendizagens amorosas que emergiram na interação deste estudante na experiência proposta. O constructo ‘Aprendizagem Amorosa’ foi articulado a partir da confluência do referencial teórico da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e da Epistemologia Genética Jean Piaget. Os Projetos de Aprendizagem (PAs) e a interação dos alunos com as Tecnologias Digitais são a matriz da construção da rede de conversações da experiência vivida e analisada no estudo. As conclusões apontam para a importância da constituição de um domínio cooperativo para que exista a aceitação da legitimidade do outro que se operacionaliza na possibilidade de descentração cognitiva e afetiva. A existência de um domínio de ações de cooperação, está implicada com um emocionar que considera a legitimidade do outro na ação em jogo, logo, Aprendizagens Amorosas.
Abstract This paper is related to an educational experience of intervention carried out in a public school maintained by the Cityhall of Porto Alegre city. The educational experience was based on the learning projects methodology along with the technological resources use. As for the theorethical background this article counts on the Genetic Epistemology of Jean Piaget and the Biology of Knowing proposed by Humberto Maturana. The results show the importance of the implied action emotions play in this net of conversations for the constitution of a cooperative group work, making the living together and intimacy a dominium of acceptance of the other legitimacy, which takes place through a cognitive and affective descentralization process. The learning projects methodology has offered several group interactions and exchanges, and the technological resources seem to have favored a big range of interaction among students by synchronous and asyncronous communication exchange.
Contido em Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (jan./jun. 2007), p. 57-74
Assunto Informática
Tecnologia social
[en] Computer in Education
[en] Intimacy and Living Together Transformation
[en] Learning Projects
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/23256
Arquivos Descrição Formato
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