Repositório Digital

A- A A+

O uso da web em produção multimídia na área de artes visuais

.

O uso da web em produção multimídia na área de artes visuais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso da web em produção multimídia na área de artes visuais
Autor Oliveira, Andreia Machado
Fonseca, Tania Mara Galli
Biazus, Maria Cristina Villanova
Resumo O presente trabalho aborda o uso da web em uma proposta pedagógica colaborativa a partir de uma produção multimídia na área de artes visuais. Tal proposta constitui-se da produção de videoclips, realizados por alunos da 6ª série do ensino fundamental de um colégio da rede privada. Buscou-se investigar como produzir construções imagéticas digitais nas interpretações associativas entre as diversas linguagens: visual, verbal e sonora. Nas imagens digitais habitam uma usina de signos que devem ser navegados e (re)significados. Os videoclips se apresentam como produção coletiva que se constitui como um efeito de contingências de um processo criativo e emerge como uma obra original e singular, já que é criada a partir dos jogos pertinentes aos agenciamentos entre os sujeitos/máquina e obra, compostos por elementos singulares em um recorte de espaço/ tempo histórico. Afirma-se, aqui, a importância de práticas pedagógicas que se fundamentam sobre metodologias multimídia a partir de processos abertos e colaborativos.
Abstract This work discusses the use of the web in a cooperative educational proposal from a multimedia production in the field of Fine Arts. Such proposal is a videoclip produced by six graders from a private school. The videoclips were developed during six months in the School Computing Lab by pairs of students who have initially chosen the songs and prepare the screenplay. Then, the clip images were selected from the web and the school image database, and worked in an image editing software in order to re-signify and appropriate them. The goal was investigating the way of producing imagetic pieces in the associating interpretations among several languages: visual, verbal and sound. Within the digital images there is a source of signs which shall be navigated and re-signified. The importance of educational practices based upon the multimedia methodologies from open and cooperative processes is herein assessed.
Contido em Informática na educação : teoria & prática. Vol. 10, n. 1 (jan./jun. 2007), p. 41-55
Assunto Arte : Web
Multimídia : Arte
[en] Art
[en] Cooperation
[en] Multimedia
[en] Web
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/23257
Arquivos Descrição Formato
000711184.pdf (88.43Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.