Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaçada, Antônio Carlos Gastaudpt_BR
dc.contributor.authorMartins, Amanda Nunespt_BR
dc.date.accessioned2021-12-10T04:25:43Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232761pt_BR
dc.description.abstractMuitas organizações são rígidas e resistentes às mudanças, tornando seus procedimentos de trabalho ultrapassados e impossibilitando a adoção de novas alternativas que possam auxiliar na execução das tarefas com eficiência. É nesse aspecto que surge o conceito da inércia do conhecimento que reflete na falta de atualização de conhecimentos necessários para melhorias na estrutura organizacional. Tal falta pode impactar diretamente em como os funcionários irão executar seu trabalho, recorrendo ao comportamento workaround que consiste na decisão de adaptar uma tarefa e numa reação de insatisfação com os processos de trabalho, para que seja possível concluir suas tarefas de maneira completa e efetiva. Assim, o comportamento workaround pode influenciar a capacidade de improvisação organizacional por meio da criação de novos conhecimentos e soluções criativas que podem refletir em melhorias para a organização como um todo. Diante disso, o objetivo deste trabalho é investigar o efeito da inércia do conhecimento no comportamento workaround e seu impacto na capacidade de improvisação organizacional no contexto do trabalho remoto, o qual possibilita exercer seu trabalho fora de um escritório convencional, sendo este contexto escolhido devido ao seu crescimento significativo. O método utilizado é definido por uma pesquisa quantitativa e a coleta de dados foi realizada através de uma survey online. O estudo contém uma amostra de 138 respondentes. A análise dos dados foi feita por meio dos softwares estatísticos SPSS e SmartPLS. Analisando os dados, foi verificado que a inércia da experiência e a inércia da aprendizagem possuem um efeito significativo com o comportamento workaround e que este também impacta a capacidade de improvisação organizacional.pt_BR
dc.description.abstractMany organizations are rigid and resistant to change, making their work procedures outdated and making it impossible to adopt new alternatives that can assist in performing tasks efficiently. It is in this aspect that the concept of knowledge inertia emerges, which reflects the lack of updating of knowledge necessary for improvements in the organizational structure. Such a lack can directly impact on how employees will perform their work, resorting to workaround behavior that consists of the decision to adapt a task and a reaction of dissatisfaction with the work processes, so that it is possible to complete their tasks in a complete and effective way. Thus, workaround behavior can influence the capacity for organizational improvisation through the creation of new knowledge and creative solutions that can reflect in improvements for the organization as a whole. Therefore, the objective of this work is to investigate the effect of inertia of knowledge with workaround behavior and its impact on the ability of organizational improvisation in the context of remote work, which makes it possible to exercise your work outside a conventional office, this context being chosen due to significant growth. The method used is defined by a quantitative survey and the data collection was carried out through an online survey. The study contains a sample of 138 respondents. Data analysis was performed using SPSS and SmartPLS statistical software. Analyzing the data, it was found that the inertia of the experience and the inertia of the learning have a significant effect with the workaround behavior and that this also impacts the capacity for organizational improvisation. In this way, three hypotheses were developed and supported.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRemote worken
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectWorkaround behavioren
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectKnowledge inertiaen
dc.subjectDesempenho no trabalhopt_BR
dc.subjectLearning inertiaen
dc.subjectInertia of experienceen
dc.subjectCapacity for organizational improvisationen
dc.titleInércia do conhecimento e seu efeito no comportamento workaround : um estudo na capacidade de improvisação organizacional no contexto do trabalho remotopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001134247pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples