Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBernardes, Mauricio Moreira e Silvapt_BR
dc.contributor.authorFetter, Sandro Robertopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Geísa Gaiger dept_BR
dc.date.accessioned2021-12-14T04:28:00Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232934pt_BR
dc.description.abstractA eficiência de um processo de gerenciamento de projetos está fortemente relacionada à forma como o gerente e a equipe responsáveis constroem, organizam, planejam e controlam o projeto. Um processo de gerenciamento de projetos torna-se ainda mais importante quando em projetos únicos não há relatórios ou dados históricos disponíveis sobre a aplicação de determinados procedimentos de trabalho pela empresa. Nesse sentido, o teste frequente e o aprendizado de novas rotinas aparecem como elementos essenciais a serem considerados no planejamento e controle de um projeto. Este estudo explora a experiência de adaptação de projetos de uma disciplina de um curso de graduação em design, inteiramente desenvolvida por meio de uma abordagem remota durante a pandemia. Os dados analisados no estudo referem-se a observações sobre o modus operandi dos alunos registradas em notas de campo pelos autores deste capítulo, responsáveis pela disciplina; as respostas dos alunos a uma entrevista sobre o uso de ferramentas e práticas em gerenciamento de projetos durante a pandemia; análise de documentos de gerenciamento de disciplina, ou seja, um cronograma de projeto detalhado e controlado e um plano de atribuição de tarefas semanais. O estudo mostra que o desempenho dos alunos que trabalharam no modo de ensino remoto não foi diferente do contexto presencial. As maiores dificuldades encontradas foram nos estágios de prototipagem e testagem do jogo. Contudo, parte dessas dificuldades foram minimizadas por meio da utilização de plataformas online de trabalho colaborativo, que foram adaptadas exclusivamente para essas atividades.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 31-45pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.titleAdaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemiapt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001133704pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples