Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemia
dc.contributor.author | Bernardes, Mauricio Moreira e Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Fetter, Sandro Roberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Geísa Gaiger de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T04:28:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/232934 | pt_BR |
dc.description.abstract | A eficiência de um processo de gerenciamento de projetos está fortemente relacionada à forma como o gerente e a equipe responsáveis constroem, organizam, planejam e controlam o projeto. Um processo de gerenciamento de projetos torna-se ainda mais importante quando em projetos únicos não há relatórios ou dados históricos disponíveis sobre a aplicação de determinados procedimentos de trabalho pela empresa. Nesse sentido, o teste frequente e o aprendizado de novas rotinas aparecem como elementos essenciais a serem considerados no planejamento e controle de um projeto. Este estudo explora a experiência de adaptação de projetos de uma disciplina de um curso de graduação em design, inteiramente desenvolvida por meio de uma abordagem remota durante a pandemia. Os dados analisados no estudo referem-se a observações sobre o modus operandi dos alunos registradas em notas de campo pelos autores deste capítulo, responsáveis pela disciplina; as respostas dos alunos a uma entrevista sobre o uso de ferramentas e práticas em gerenciamento de projetos durante a pandemia; análise de documentos de gerenciamento de disciplina, ou seja, um cronograma de projeto detalhado e controlado e um plano de atribuição de tarefas semanais. O estudo mostra que o desempenho dos alunos que trabalharam no modo de ensino remoto não foi diferente do contexto presencial. As maiores dificuldades encontradas foram nos estágios de prototipagem e testagem do jogo. Contudo, parte dessas dificuldades foram minimizadas por meio da utilização de plataformas online de trabalho colaborativo, que foram adaptadas exclusivamente para essas atividades. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 31-45 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.title | Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemia | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001133704 | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Livros e Capítulos de Livros (5325)Ciências Sociais Aplicadas (1051)