Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorKaercher, Gládis Elise Pereira da Silvapt_BR
dc.contributor.authorRosa, Graziela Oliveira Neto dapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T04:42:14Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0101-7330pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234450pt_BR
dc.description.abstractO artigo tematiza ações afirmativas de promoção da igualdade racial na formação docente, fundamentando a mudança curricular e a criação de disciplinas obrigatórias na graduação inicial como estratégia essencial na Educação Superior. Analisam-se registros documentais produzidos por estudantes cursistas de disciplina obrigatória de Educação e Relações Étnico-Raciais, articulados com dados da experiência de fiscalização por órgão de controle da exigência legal de implementação do artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) na Educação Básica do Rio Grande do Sul. Destacam-se as desestabilizações construídas ao longo dos processos de aprendizado inter-racial analisados, a partir dos princípios da branquitude, que hegemonizam a formação docente e compõem o ethos das instituições de ensino no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThe article focuses on affirmative actions to promote racial equality in teacher education, supporting the curricular change and the creation of mandatory subjects in initial graduation as a fundamental strategy in Higher Education. It analyzes documentary records produced by students taking the compulsory subject of Education and Ethnic-Racial Relations, articulated with data from the experience of inspection by a control agency of the legal requirement to implement Article 26-A/LDBEN in Basic Education in Rio Grande do Sul. It highlights the destabilization built during interracial learning processes, based on the principles of whiteness that dominate teacher education and make up the ethos of educational institutions in Brazil.en
dc.description.abstractEl artigo tematiza acciones afirmativas de fomento de la igualdad racial en la formación docente, fundamentando la mudanza curricular y la creación de asignaturas obligatorias en la graduación inicial como estrategia fundamental en la Educación Superior. Analiza registros documentales producidos por estudiantes cursantes de materia obligatoria de Educación y Relaciones Étnico-Raciales, articulado con datos de experiencia de fiscalización por órgano de control de la exigencia legal de implementación del artículo 26-A/LDBEN en Educación Básica de Rio Grande do Sul. Destaca las desestabilizaciones construidas a lo largo de los procesos de aprendizaje interracial analizados, a partir de los principios de blanquitud que hegemonizan la formación docente y componen el ethos de las instituciones de enseñanza en Brasil.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação e sociedade. Campinas, SP. Vol. 42 (2021), e254366 [20 f.]pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectAffirmative actionen
dc.subjectEducationen
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationsen
dc.subjectInspectionen
dc.subjectFormación docentees
dc.subjectAcción afirmativaes
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectRelaciones étnico-racialeses
dc.subjectFiscalizaciónes
dc.titleAções afirmativas, obrigatoriedade curricular da educação das relações étnico-raciais e formação docentept_BR
dc.title.alternativeAffirmative actions, compulsory curriculum for ethnic-racial relations education and teacher training en
dc.title.alternativeAcciones afirmativas, obligatoriedad curricular de la educación de las relaciones étnico-raciales y formación docente es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001136055pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples