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dc.contributor.advisorTonini, Ivaine Mariapt_BR
dc.contributor.authorMello, Tyrone Andrade dept_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T04:43:18Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234453pt_BR
dc.description.abstractA intenção central desta pesquisa foi construir visibilidade de gênero travesti numa prática educativa transgressora dos conteúdos do ensino de Geografia nos livros didáticos de Geografia do 7º Ano. Todo o trabalho foi feito mediante uma análise bibliográfica para respaldo e embasamento teórico acerca dos livros didáticos e questões relacionadas a gênero e sexualidade, considerando-se também a participação de alunos envolvidos na pesquisa. O trabalho teve contribuição de pessoas travestis, em contato on-line, para a compreensão de identidade de gênero e sua existência espacial. Já os relatos dos alunos produzidos nas e pelas imagens de mulheres cis serviram para espacializar a história de lugares negados ou “dentro do armário”, tendo em vista que o significado de ser homem ou de ser mulher depende de um contexto que é oferecido pelo espaço e é relacional. Essas construções estão submetidas a leis e regulações em que cada época e sociedade estabelece o que pode ser permitido e o que pode ser transgressor. Ao tomarmos conhecimento do mundo pelas imagens, vemos como a educação do olhar é importante na geografia escolar. Portanto, neste estudo, analiso os relatos das atividades propostas sem julgamentos e, sim, como momento de opinar sobre o tema e montar mosaico de imagens de mulheres em diferentes escalas espaciais e temporais, numa tentativa de estimular a imaginação e a escrita, bem como o espírito crítico. Através dos relatos das atividades, é possível combater estereótipos, preconceitos e discriminações presentes nos conteúdos dos livros didáticos. Trata-se de dar voz às mulheres travestis silenciadas nas páginas dos livros.pt_BR
dc.description.abstractThe main intention of this research was to build visibility of the transvestite gender in an educational practice that transgresses the contents of teaching Geography in the 7th Grade Geography textbooks. All work done through a bibliographic analysis to support and theoretically support textbooks and issues related to gender and sexuality. Also considering the participation of students involved in the research. The work was contributed by transvestite people in contact online as an understanding of gender identity and their spatial existence. The students' reports produced in and by the images of cis women served to spatialize the history of denied places or inside the closet, considering that the meaning of being a man or being a woman depends on a context that is offered by the space and is relational . These constructions are subject to laws and regulations where each time and society establishes what can be allowed and what can be transgressive. When we get to know the world through images, we see how the education of the look is important in school geography. Therefore, in this study, I analyze the reports of the proposed activities without judgments, but rather a moment to express an opinion on the theme and assemble a mosaic of images of women in different spatial and temporal scales in an attempt to stimulate imagination and writing, as well as a critical spirit. Through the reports of the activities, it is possible to combat stereotypes, prejudices and discrimination in the contents of textbooks. It is about giving voice to transvestite women silenced in the pages of books.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectTransvestite womenen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTextbooken
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectImagesen
dc.subjectVisibilidade socialpt_BR
dc.subjectTravestispt_BR
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.titleCorpos que não importam : mulheres travestis nos livros didáticos de Geografiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001136222pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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