Repositório Digital

A- A A+

Desafio de ensinar a cuidar sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem

.

Desafio de ensinar a cuidar sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desafio de ensinar a cuidar sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem
Outro título The challenge of teaching how to care: the vision of the nursing undergraduate student
Autor Deves, Celina Escopelli
Nunes, Dulce Maria
Resumo Este estudo refere-se ao ensino/aprendizagem na disciplina de Fundamentos do Cuidado Humano III – módulo do cuidado – Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem. Em 1996, iniciou-se a disciplina, no quarto semestre do currículo, constituída da temática básica, onde os acadêmicos aprendem sobre a gênese do cuidado humano. Os relatos diários, dos alunos, durante a prática desse módulo, na Unidade Oncológica Pediátrica (UOP) de um hospital de ensino, em Porto Alegre-RS, foram submetidos à análise fenomenológica, com base em Merleau-Ponty (Martins, 1992). Da análise emergiu o significado expresso pelo aluno quanto às experiências na UOP; a relação entre ensino-prática, base teórica e cuidado.
Abstract This paper refers to teaching/learning in a subject named Fundaments of Human Care III – Care Module – at the Nursing School of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, under the vision of the undergraduate student. In 1996, the subject started at the fourth semester of the curriculum, constituted of its basic thematic, and in which the students learn about the genesis of human care process. The daily reports of the students during this module practice at the Pediatric Oncology Unit (POU) of a University Hospital, in Porto Alegre, RS, were submitted to phenomenological analysis, based on Merleau-Ponty (Martins, 1992). From this analysis emerged the significance expressed by the student of the experiences on the POU; the relation between teaching-practice; theoretical basis and care.
Resumen Este estudio es relativo a la enseñanza/aprendizaje en la asignatura de “Fundamentos do Cuidado Humano”, módulo del cuidado Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bajo la óptica del alumno del curso de graduación en enfermería. En 1996 inició la asignatura en lo cuarto periodo del currícolo, constituida de la temática básica, donde los estudiantes aprenden sobre la genesis del cuidado humano. Los informes diarios, emitidos por los alumnos durante la práctica de este módulo, en la Unidad Oncológica Pediátrica de un hospital de enseñanza, en Porto Alegre-RS, fueron sometidos al análisis fenomonológica, com base em Merleau-Ponty (Martins, 1992) Del análisis emergió el significado expresso por el alumno respecto a las experiencias en la UOP, la relación entre enseñanzapráctica, base teórica y cuidado.
Contido em Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1 (jan. 2001), p. 69-82
Assunto Cuidado humano : Ensino
Cuidados de enfermagem : Ensino
Estudantes de enfermagem
[en] Cuidado humano
[en] Enseñanza de enfermería
[en] Genese
[en] Genesis
[en] Human care
[en] Nursing
[en] Teaching
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/23447
Arquivos Descrição Formato
000309732.pdf (38.38Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.