Repositório Digital

A- A A+

Relacionando os modelos assistenciais e as tendências pedagógicas em saúde : subsídios para a ação educativa da enfermeira

.

Relacionando os modelos assistenciais e as tendências pedagógicas em saúde : subsídios para a ação educativa da enfermeira

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Relacionando os modelos assistenciais e as tendências pedagógicas em saúde : subsídios para a ação educativa da enfermeira
Outro título Connecting care models and health pedagogical trends: subsidies to nursing education
Autor Kohlrausch, Eglê Rejane
Rosa, Ninon Girardon da
Resumo A partir das vivências das autoras em atividades de Educação e Saúde no âmbito hospitalar e comunitário e da revisão da literatura, estabelece-se uma relação entre os modelos assistenciais e as tendências pedagógicas com o propósito de contribuir para a (re)construção da ação educativa do enfermeiro. As tendências pedagógicas, bem como os modelos assistenciais adotados pela enfermeira ao exercer a ação educativa, demonstram sua visão de mundo. Assim, considera- se fundamental que a enfermeira saiba discernir o que está por trás de sua prática, pois a enfermagem faz parte de um contexto histórico e político e o seu trabalho pode ser um meio de transformação social ou de manutenção do status quo.
Abstract In this article the authors establish a connection between health care models and pedagogical trends considering their education and health care experiences in the hospital and in the communities and also the review of the literature. The pedagogical trends and health care models used by nurses in nursing education demonstrate their world view. Therefore it is important that they understand what is behind their practice so that nursing is in a political and historical context and its practice can foster the social transformation or keep the status quo. The purpose of this study is to contribute to the construction of nursing education.
Resumen Partiendo de las experiencias de los autores en actividades de Educación y Salud, tanto en los campos hospitalares y comunitarios como de la revisión de literatura; se establece una relación entre los modelos asistenciales y las tendencias pedagógicas con el propósito de contribuir para la (re)construcción de la acción educadora del Enfermero. Estas tendencias pedagógicas así como los modelos asistenciales adoptados por el Enfermero al ejercer su acción educadora, demostran su visión del mundo. Siendo así, consideramos fundamental que el Enfermero sepa discernir lo que está por atrás de su práctica, pues la Enfermeria hace parte de un contexto histórico y político y su trabajo puede ser un medio de transformación social o de mantener el status quo.
Contido em Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 20, n. especial (1999), p. 113-122
Assunto Enfermagem psiquiátrica : Tendências
[en] Health care models
[en] Nursing education
[en] Pedagogical trends
[es] Acción educadora del enfermero
[es] Modelos asistenciales
[es] Tendencias pedagógicas
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/23459
Arquivos Descrição Formato
000265974.pdf (30.32Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.